Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8778

Title: Evolução Recente da I&D Empresarial em Portugal – Traços Incertos de Maturidade
Authors: Carvalho, Adão
Keywords: I&D empresarial
Incentivos públicos
Investigadores ETI
Política de I&D
Issue Date: Apr-2013
Citation: Carvalho, Adão (2013), Rumo a uma economia baseada no conhecimento: financiamento público à I&D empresarial em Portugal, Atas/Proceedings do 17º Workshop APDR - “Crescimento e Performance das Empresas: Uma Perspetiva Regional, Institucional e Política (Firm performance and growth: a regional, institutional and policy perspective)”, 19-04-2013, Universidade de Aveiro, Portugal, pp. 94-109.
Abstract: O investimento em I&D em Portugal conheceu um incremento notável em meados da última década, nomeadamente a I&D empresarial e a I&D no ensino superior. Esta evolução singular carrega a esperança de ultrapassar dois problemas estruturais do investimento em I&D em Portugal: escasso investimento global em I&D, por um lado, e fraco peso relativo da I&D empresarial, por outro. O investimento empresarial em I&D em Portugal ficou aquém do objetivo de 2% almejado pela Comissão Europeia para 2010, mas ficou próximo do objetivo de 0,8% do PIB definido no Plano Tecnológico em 2005. Não era expectável, contudo, um crescimento tão acentuado da I&D empresarial face à evolução histórica deste indicador e da taxa média de crescimento necessária para atingir aquele objetivo. O investimento em I&D foi acompanhado por um crescimento igualmente acentuado do número de investigadores ETI que, entre 2005 e 2010, duplicou nas empresas, quase triplicou no ensino superior e superou a média da OCDE. São taxas de crescimento muito elevadas face à evolução histórica destes índices, e surpreendentes face à disponibilidade de recursos humanos qualificados e pela mudança repentina face à média da OCDE. Este artigo analisa o contexto da evolução inesperada destes indicadores e discute a coexistência de sinais de maturidade e de debilidade estrutural em quatro áreas relevantes, e avalia até que ponto isso representa uma mudança consolidada no investimento em I&D em Portugal e na importância relativa das empresas enquanto setor executor de I&D. Daqui emerge a imagem dum setor empresarial com aparente motivação para investir mais em I&D, que aproveitou os incentivos públicos disponíveis, mas ainda sem confiança (ou meios) suficiente para consolidar essa estratégia com autonomia.
URI: http://www.apdr.pt/congresso-workshops/historico-de-encontros/17o-workshop/
http://hdl.handle.net/10174/8778
ISBN: 978-989-96353-7-1
Type: article
Appears in Collections:CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2013 [Carvalho_17 workshop APDR] Evolução Recente da I&D Empresarial em Portugal – Traços Incertos de Maturidade.pdf592.32 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois