Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8360

Title: Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino às: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo
Authors: Pires, Heldemerina
Fialho, Isabel
Saragoça, José
Bonito, Jorge
Editors: Mano, Margarida
Almeida, F.
Ramos, L. R.
Marques, M. C.
Keywords: qualidade de ensino
ensino superior
indicadores
rendimento académico
grau de satisfação
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade de Coimbra
Abstract: A qualidade do ensino superior tem sido uma das questões mais abordadas em programas de investigação educacional dos mais diversos países do mundo. Quase toda a Europa tem tido a preocupação de desenvolver a investigação neste campo de conhecimento, investindo somas avultadas. Os resultados das mais recentes investigações, apontam para uma correlação fortemente positiva entre o sucesso académico dos estudantes e a qualidade de ensino que lhes é disponibilizado. Em consequência, têm sido direccionados os estudos no sentido de identificar e definir os factores que, manifestamente, caracterizam a qualidade de ensino. A forma como os estudantes percepcionam os indicadores de qualidade tem sido um campo, contudo, ainda pouco explorado por parte da investigação. Sentindo esta necessidade, iniciámos uma investigação de carácter longitudinal em que pretendemos verificar o modo como os estudantes dos ensinos básico, secundário e superior fazem a leitura dos indicadores de qualidade de ensino e inferir a influência que os mesmos exercem sobre o seu grau de satisfação e sobre o seu rendimento académico. Assim, para o estudo elaborou-se um questionário estruturado em torno de três categorias (conceito de qualidade, representações de qualidade e grau de satisfação), direccionado para auscultação das opiniões dos alunos. Por ora, a partir da análise de dados referentes a alunos do 1.º ano do curso de 1º ciclo da Licenciatura em Gestão dum dos três estabelecimento de ensino superior do Alentejo, considerando a categoria representações de qualidade do ensino pretendemos verificar que relação existe entre duas das sub-categorias do questionário (empenho dos docentes do curso e metodologias de ensino) e o rendimento académico dos estudantes. Os dados para o estudo exploratório foram recolhidos no final do ano lectivo 2007/2008 junto de uma amostra de 78 estudantes, 26 do sexo masculino e 52 do sexo feminino. As idades variavam entre os 18 e os 52 anos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8360
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pires_Fialho_Saragoça_Bonito.pdf168.33 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois