Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8311

Title: A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações
Authors: Gafanhoto, Ana
Canavarro, Ana Paula
Editors: Canavarro, Ana Paula
Santos, Leonor
Boavida, Ana
Oliveira, Hélia
Menezes, Luis
Carreira, Susana
Keywords: Ensino da Matemática
Representações matemáticas
Geogebra
tarefas matemáticas
Issue Date: 2012
Publisher: SPIEM
Citation: Gafanhoto, A. P., & Canavarro, A. P. (2012). A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, 121-134.
Abstract: O presente texto tem como objetivo discutir de que modo tarefas matemáticas intencionalmente adaptadas pelo professor promovem o uso flexível e eficaz pelos alunos das representações matemáticas relativas às funções. As tarefas caracterizam-se por serem diversificadas no seu contexto (puramente matemático ou relacionado com a realidade) e por se estruturarem de modo a (1) apelarem à familiarização com uma dada representação inicial, (2) pedirem explicitamente a transição entre diversas representações; e (3) requerem a livre escolha de uma ou mais representações para responder a questões de exploração. O estudo desenvolveu-se a partir da análise das representações utilizadas por alunos de 9.º ano na resolução de seis tarefas adaptadas, no domínio das funções, recorrendo ao Geogebra. Em cada tarefa, independentemente do seu contexto, os alunos foram capazes de obter e utilizar todas as representações das funções, conforme solicitado nas questões de transição. Nas questões de exploração, recorreram de forma eficaz às representações já criadas e, em alguns casos, conciliaram algumas delas para produzir as respostas. Assim, o contexto das tarefas não parece ter sido determinante no uso das representações pelos alunos, mas a sua estrutura revelou-se especialmente adequada, de onde se sublinha a importância da adaptação criteriosa das tarefas pelo professor, nomeadamente quando recorre ao computador.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8311
ISSN: 2182-0023
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Gafanhoto & Canavarro EIEM2012.pdf912.06 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois