Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8211
|
Title: | O impacto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) face ao processo de ensino aprendizagem em Angola: o caso Colégio Júlio Verne- Luanda |
Authors: | Favinha, Marília Víctor, Eufrásia |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | Tecnologias da Informação e Comunicação ensino aprendizagem em Angola |
Issue Date: | Dec-2012 |
Abstract: | Resumo
O presente artigo propõe-se estudar o Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) face ao processo de ensino aprendizagem em Angola, tendo como base um estudo elaborado no colégio “ Júlio Verne” em Luanda.
Os recentes desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) clamam por um processo de inovação, através do qual é possível estabelecer novas práticas pedagógicas visando o aperfeiçoamento do processo de ensino aprendizagem.
O paradigma tradicional parece dominar as salas de aula em Angola, facto consubstanciado no excesso de verbalismo que nela se pode verificar com frequência.
Recursos como o computador, a Internet e o quadro interactivo podem ser utilizados para dar resposta às necessidades de aprendizagem dos alunos na construção do conhecimento. Este estudo investigou a possibilidade de as (TIC), nomeadamente, o computador, a Internet e o quadro interactivo não tiveram de alcançar o devido impacto no processo de ensino aprendizagem em Angola. Nele participaram alunos, professores e a directora do Colégio “Júlio Verne” em Luanda. Foram distribuídos questionários aos participantes com questões relacionadas com o tema em estudo e foi utilizada uma ficha de observação de aulas, para verificar como as (TIC) vêm sendo utilizadas e que impacto têm no processo de ensino aprendizagem.
.Dos resultados dos questionários (percepções e atitudes dos alunos, professores e directora da escola em relação às (TIC) e da análise das fichas de observação de aulas, conjuntamente com a revisão da literatura, permitiu-nos corroborar as perspectivas teóricas que sustentam a necessidade de um processo global de inovação tecnológica no processo de ensino aprendizagem.
Os resultados mostraram que apesar da disponibilidade do computador e da internet na escola, esta não é suficiente para provocar um impacto positivo, capaz de justificar a promoção de mudança de um paradigma de ensino de aprendizagem tradicional para um novo paradigma com integração das (TIC).
Este estudo pode ser utilizado para promover a mudança de paradigma e fornecer princípios teóricos consistentes na utilização das (TIC) em Angola, para que os problemas possam ser ultrapassados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8211 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|