Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8126
|
Title: | O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA. UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO 11.º ANO DE ESCOLARIDADE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA |
Authors: | Correia, Sónia Cid, Marília |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | ensino aprendizagem evolução biológica |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | DPE-UE |
Citation: | Correia, S. & Cid, M. (2012). O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11.º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia. In O. Magalhães, & A. Folque (Org), Práticas de investigação em educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 |
Abstract: | A teoria da evolução de Darwin tem sido o eixo integrador do pensamento biológico. Neste sentido, esta investigação teve como tema o ensino da evolução biológica e as aprendizagens realizadas, procurando dar resposta às seguintes questões: (i) Como é tratado pelos professores o tema evolução biológica na sala de aula? e (ii) Que aprendizagens são efectuadas pelos alunos sobre o tema evolução biológica?
O estudo incidiu sobre duas turmas do 11.º ano, na disciplina de Biologia e Geologia, seguindo uma abordagem de estudo de caso.
Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados (questionário, entrevistas, teste de aprendizagens), de forma a aprofundar a análise e a triangular a informação obtida.
Os resultados mostram que o ensino praticado era centrado no professor, existindo no entanto uma manifesta preocupação em envolver os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, os estudantes revelaram dificuldade em estabelecer relações entre conceitos e em alcançar aprendizagens mais profundas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8126 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|