Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8096

Title: “O Actor-Bailarino do Tchiloli”
Authors: Alves Pereira, Paulo
Advisors: Alves Pereira, Paulo
Keywords: Actor-Bailarino do Tchiloli
sincretismo cultural
inculturação
discurso dramatúrgico
Antropologia Teatral
comportamento pré-expressivo
comunicação cultural
transculturalidade
Teatralidade
ritualístico-religioso
Issue Date: 30-Nov-2012
Publisher: Departamento de Artes Cénicas, Escola de Artes, UE
Citation: Alves Pereira, Paulo, (2012): “O Actor-Bailarino do Tchiloli” (LIҪÃO SÍNTESE Agregação em Estudos Teatrais). Évora: Universidade de Évora, Escola de Artes.
Abstract: O tema escolhido para a lição síntese (O Actor-Bailarino do Tchiloli de São Tomé), da unidade didáctica “Teatralidade e Lusofonia” pareceu-nos adequado para umas provas deste género, pois permite abordarmos, numa perspectiva antropológica e teatrológica, as especificidades da criatividade cultural num determinado espaço físico e temporal. Reparemos que o Tchiloli reúne, em si, universos culturais de proveniências muito díspares, quer em termos geográficos e contextos históricos distintos, quer dentro do ponto de vista ritualístico-religioso. O Tchiloli, para além da representação de uma peça de teatro, é de certa forma um ritual dos mortos devidamente camuflado, assumindo-se simultâneamente como um discurso de natureza ‘bachtiana’. Permite-nos abordar questões do forum da teatralidade em manifestações performativas populares com um fundo religioso de natureza sincrética, bem como questões relativas à transversalidade de cultura e, ainda aspectos relacionados com o fenómeno da inversão do discurso como estratégia de resistência, primeiramente anti-colonial e depois contra os abusos de poder numa realidade pós-independência. Tal como em Bachtin , também aqui se pode lêr, nas entre-linhas, uma outra proposta semiótica. A tragédia (assim designada) mistura-se com aspectos de comicidade. O riso é estratégicamente provocado como atitude crítica contra as condições criadas pelo poder do status quo ante. Naturalmente que a corporalidade dos actores/bailarinos (aqui designados por figurantes), assim como a utilização que os mesmos fazem de toda uma série de adereços (aparentemente descontextualizada da história) obriga-nos a compreender esta performance, em particular e, a teatralidade das manifestações culturais, em geral, como um processo de natureza global, para além da extrema capacidade de apropriação e/ou descodificação de vários significados realizados pelos diversos povos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8096
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:CIEP - Formação Avançada - Outra
CHAIA - Formação Avançada - Outra
ARC - Formação Avançada - Outra

Files in This Item:

File Description SizeFormat
“O Actor-Bailarino do Tchiloli” (Agreg - Licao Sintese).doc336.5 kBMicrosoft WordView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois