Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7990
|
Title: | Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no Agrupamento de Escolas M. |
Authors: | Matos, Maria da Conceição Neto, António J. |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | Avaliação externa autoavaliação (avaliação interna) planos de melhoria mudanças |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Departamento de Pedagogia e Educação |
Citation: | Matos, M. C. & Neto, A. J. (2012). Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no Agrupamento de Escolas M. In O. Magalhães, & A. Folque (Orgs.), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 [cd-ROM] |
Abstract: | Este estudo procurou conhecer as mudanças induzidas pelo processo de avaliação externa nas escolas e sua possível influência nos resultados alcançados pelos alunos. Tratou-se de um estudo de caso de perfil qualitativo, suportado em pesquisa documental e na realização de entrevistas em grupo. Foram em concreto entrevistados quatro grupos, três com elementos dos órgãos de gestão e de funcionamento do agrupamento (direção, conselho pedagógico e conselho geral) e outro formado por alunas delegadas de turma dos 2º ciclo e 3º ciclos.
A análise efetuada sugeriu que a avaliação externa trouxe efetivamente mudanças, nomeadamente no registo de evidências, na definição de estratégias de melhoria e na constituição de uma equipa de autoavaliação com a perspetiva de consolidar o processo e a cultura de avaliação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7990 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CEHFC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|