Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7989

Full metadata record

DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuerreiro, Maria Celeste-
dc.contributor.authorNeto, António J.-
dc.contributor.editorMagalhães, Olga-
dc.contributor.editorFolque, Assunção-
dc.date.accessioned2013-01-30T10:37:00Z-
dc.date.available2013-01-30T10:37:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGuerreiro, Maria Celeste & Neto, António J. (2012). Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das perceções de professores de uma escola básica do distrito de Évora. In O. Magalhães, & A. Folque (Orgs.), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 [cd-ROM]por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10174/7989-
dc.description.abstractO propósito desta investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola, considerando o desempenho docente. Conceptualmente, foram aprofundados os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto atual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projeto, inserida numa cultura singular. Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às perceções dos professores efetivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo ques-tionário, enquanto instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão favorável aos assuntos abordados. A avaliação do desempenho docente, encarada numa perspetiva formativa, pareceu surgir, naquela escola, como uma oportunidade de aprendizagem que enforma toda a complexidade do ato de ensinar.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDepartamento de Pedagogia e Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCultura avaliativapor
dc.subjectDesempenho docentepor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.titleOportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das perceções de professores de uma escola básica do distrito de Évorapor
dc.typebookPartpor
dc.identifier.sharewithCentro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora, Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évorapor
dc.identifier.authoremailnd-
dc.identifier.authoremailaneto@uevora.pt-
dc.identifier.scientificarea229por
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CEHFC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Guerreiro&Neto.pdf465.46 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois