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http://hdl.handle.net/10174/7959
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Title: | Reorganizacao da oferta formativa da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora |
Authors: | Quaresma, Paulo |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | FORGES |
Citation: | Paulo Quaresma, Reorganização da Oferta Formativa da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, Proceedings of the "2ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Macau, November 2012. |
Abstract: | Este artigo descreve o processo de reorganização da oferta formativa de 1o e 2o ciclo da Escola de
Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (ECTUÉ), efectuado de 2010 a 2012. Este
processo teve a participação das várias estruturas da Escola e foi dividido em várias fases: 1)
definição de diretrizes para a reestruturação: otimização dos recursos existentes, partilha de
unidades curriculares, limite ao número de ramos e de unidades optativas; 2) criação de grupos de
trabalho, agrupando cursos “semelhantes”, visando a criação de regras específicas para o processo
de reestruturação; 3) elaboração do portefólio dos vários departamentos, de acordo com as regras
definidas; 4) análise dos portefólios pelo Conselho Científico, recorrendo aos coordenadores de
áreas disciplinares; 5) proposta de reestruturação dos cursos pelas respetivas Comissões de Curso;
6) análise das propostas de reestruturação pelos Conselhos Científicos e Pedagógico e pela direção
da Escola; 7) submissão das propostas à DGES e, quando necessário, à A3ES.
A reorganização efetuada permitiu efetuar uma maior partilha de unidades curriculares entre os
vários cursos da Escola, diminuindo a múltipla oferta de unidades curriculares semelhantes a cursos
distintos. A título de exemplo, refira-se que foram definidas bases comuns para todos os cursos de
1o ciclo de Engenharia e de Ciências, a nível das áreas científicas de Matemática e Física. Efetuou-
se, ainda, a harmonização de ECTS e do número de unidades curriculares de cada curso.
A nível global da Escola de Ciências e Tecnologia conseguiu-se obter uma redução de cerca de 45%
no número de unidades curriculares oferecidas pelos vários departamentos, permitindo, desta forma,
libertar recursos humanos para outras atividades fundamentais à vida da Escola (investigação, novas
ofertas formativas, atividades de extensão).
A reestruturação dos cursos irá entrar em vigor em duas fases distintas, estando prevista a sua
adoção plena no ano letivo de 2013/2014. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7959 |
Type: | article |
Appears in Collections: | INF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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