Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7932

Title: Projecto TurmaMais
Authors: Verdasca, José
Editors: Alves, E.
Leónidas, M.
Torres, M.
Keywords: TurmaMais;
tamanho e composição da turma;
a turma como unidade organizacional de análise
Issue Date: Feb-2012
Publisher: Fundação Calouste Gulbenkian
Abstract: O seu conteúdo reflecte, por um lado, perspectivas e desafios nas dimensões organizacional e sociopolítica da escola como organização, elementos contextuais e aspectos organizativos, acontecimentos e testemunhos considerados significativos no quadro da concretização e desenvolvimento do projecto e, por outro lado, os resultados alcançados pela ESRSIE e respectiva evolução desses resultados ao longo de um período temporal alargado que se apresenta dividido em dois sub-períodos, antes e após a experimentação do projecto TurmaMais. Para além da análise documental, relevante na contextualização e no enquadramento organizacional do projecto em termos teórico-conceptuais, mobilizam-se outros instrumentos metodológicos e fontes de informação: fonte estatística, reportando acontecimentos demográficos relativos às respectivas gerações escolares (coortes) e permitindo o apuramento de elementos sobre os níveis de retenção e qualidade do sucesso, os resultados dos exames de 9º ano de Português e de Matemática, a densidade das ofertas formativas dos cursos de educação e formação, o índice ‘coortal’ (geracional) de conclusão de ciclo e a projecção do desempenho escolar no secundário; por outro lado, informação recolhida através de entrevistas formais e informais a alunos, a pais/encarregados de educação e a professores, bem como apreciações e pontos de vista captados em observações de campo e reuniões de coordenação e acompanhamento levadas a efeito pela equipa de acompanhamento e avaliação com a coordenadora operacional do projecto e órgãos de direcção e de orientação educativa da escola. Em termos de organização, o presente documento encontra-se estruturado em três capítulos a que se segue uma conclusão geral e respectivas recomendações: no capítulo 1, intitulado ‘Na busca de um referente teórico-conceptual’, apresenta-se um conjunto de notas de reflexão tendentes a justificar a urgência de experienciar e desenhar novas soluções organizativas no combate ao insucesso escolar e ao afirmar da escola como organização central na definição e concretização das estratégias de acção para esse combate; no capítulo 2, intitulado ‘Lançamento e desenvolvimento do projecto TurmaMais’, pretende-se dar a conhecer os antecedentes, objectivos e alguns dos contornos contextuais e organizativos que estiveram na base do surgimento do projecto e que lhe permitiram dar corpo e afirmação. Apresentam-se testemunhos, reacções e comentários de actores directamente implicados na experiência, bem como uma súmula da evolução dos resultados alcançados, compreendendo um primeiro período antes da aplicação da experiência TurmaMais e um segundo período após a experiência, com cenários comparativos diversos (ESRSIE - ESRSIE, ESRSIE - outras escolas, ESRSIE - país); o capítulo 3, a que se dá o título ‘O reconhecimento pelo ME da TurmaMais como projecto de referência nacional’, incorpora apontamentos da afirmação local do projecto e da sua projecção nacional como um dos projectos de referência inspiradores do Programa Mais Sucesso Escolar, lançado à escala nacional em Maio de 2009 pelo Ministério da Educação; a fechar, uma síntese conclusiva, recomendações e desafios num campo organizacional com contornos de crescente complexidade e imprevisibilidade e em que as vontades dos múltiplos actores, responsáveis e directamente implicados nos processos organizacionais escolares, serão sempre decisivas em cada passo para o aprofundamento da autonomia da escola-organização, do redireccionamento e desenvolvimento da sua tecnoestrutura, tendo em vista a melhoria dos resultados escolares e das necessárias condições de ensino e aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7932
ISBN: 978-972-31-1432-4
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Projecto TurmaMais_ FCG-Relatório final (Síntese).pdf307.13 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois