Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7930

Title: Medição e estimativa da temperatura à superf´cie de dois tipos de solos: influência da radiação solar e da humidade do solo
Authors: Andrade, José
Abreu, Francisco
Keywords: Temperatura do solo
Radiação solar
Humidade do solo
Issue Date: Jul-2007
Publisher: Afonso Martins e Ana Luísa Pires
Citation: Andrade, J., Abreu, F. 2007. Medição e estimativa da temperatura à superf´cie de dois tipos de solos: influência da radiação solar e da humidade do solo. In: Afonso Martins e Ana Luísa Pires: Encontro Anual da SPCS 2007 - O Solo, a paisagem e o uso da terra, Livro de resumos. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, 4-6 de Julho de 2007.
Abstract: A temperatura à superfície do solo afecta em larga medida diferentes processos físicos, químicos e biológicos nela ocorridos, nomeadamente a evaporação, o fluxo de energia e de água no solo e a actividade microbiana. A superfície do solo é uma interface dinâmica influenciada simultaneamente por processos ocorridos no solo e na camada de ar acima deste, pelo que a medição da sua temperatura se apresenta como uma tarefa difícil e não isenta de erros. Pretende-se avaliar a influência da radiação e da humidade na medição da temperatura à superfície do solo. Para tal, foram usados termopares (tipo-T) em dois tipos de solo, um Luvissolo (Évora) e um Vertissolo (Lisboa). A influência da radiação solar foi significativamente maior que a da humidade do solo na medição da temperatura à superfície de ambos os solos. Efeitos significativos nas medições de temperatura à superfície foram também encontrados entre os dois tipos de solos estudados. Foram igualmente discutidos os efeitos da temperatura superficial no perfil térmico médio e na profundidade de amortecimento de ambos os solos, sob diferentes condições de nebulosidade e de humidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7930
Type: lecture
Appears in Collections:GEO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EN-SPCS2007- J.Andrade.pdf7 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois