Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7903

Title: Um Olhar em Torno de Possibilidades de Conhecer a Diferença de Forma Diferente: Notas de uma investigação com narrativas de vida
Authors: Leal da Costa, Maria da Conceição
Biscaia, Constança
Editors: Bermudez, Loreto Del Rio
Álvarez, Inmaculada Teva
Keywords: Investigação narrativa
Produção de conhecimento
Construções e interpretações
Dar voz ao professor
Issue Date: 2012
Publisher: Associación Española de Psicologia Conductal
Citation: Leal da Costa, M.C. e Biscaia, C. (2012)"Um olhar em torno de possibilidades de conhecer a diferença de forma diferente" inL. Del Rio Bermudez e I.T. Alvarez (eds) FECIES 2012, pp.1359-1363. Granada, Facultad de Psicologia da UG: Associación Española de Psicologia Conductal.
Abstract: A investigação narrativa oferece aos sujeitos nela envolvidos um vasto conjunto de oportunidades únicas. Todavia, para o investigador, analisar e interpretar histórias, mantendo o enfoque no objeto de estudo deixando,simultaneamente, transparecer fielmente a voz de quem colaborou, são tarefas que fazem parte de uma atividade complexa e eticamente exigente.A investigação que deu origem a esta reflexão inscreve-se na tese de doutoramento em curso. Pretende-se conhecer aspetos contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, em local de trabalho e em tempo de mudança curricular, de cada um dos oito professores colaboradores neste estudo. Admitiu-se que as narrativas que escreveram foram muito mais do que as suas histórias de vida profissional . Interpretar histórias singulares, tem-se revelado um longo e aliciante processo de (re)construção de saberes. Simultaneamente, considera-se um empreendimento onde a liberdade de criação foi revelando permanentes exigências de disciplina e rigor metodológicos, na forma como os “dados” se apresentaram para análise e se foram traduzindo em significados. A consciêcia do envolvimento do par investigador/colaborador, em sentidos e significados que atravessam toda a investigação, e os particulares cuidados que se foram impondo no decorrer do trabalho, permitem acreditar na produção de conhecimento por esta via e no seu valor. Sem perder de vista o objetivo de dar voz a cada um dos professores e não ao investigador, identificar e compreender possibilidades de desenvolvimento profissional em contexto de trabalho tem-se manifestado uma experiência de conhecer e compreender a diferença de forma diferente.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7903
ISBN: ISBN-13: 978-84-695-6734-0
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Um Olhar em Torno de Possibilidades de Conhecer a Diferença de Forma Diferente FECIES 2012.pdf14.53 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois