Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7884
|
Title: | Ensinar Matemática com computador: factores de inibição ou motivação das práticas dos professores |
Authors: | Costa, Ana Canavarro, Ana Paula |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | Ensino da Matemática Computador Práticas do professor |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Ana Paula Canavarro |
Citation: | Costa, A. L., & Canavarro, A. P. (2012). Ensinar Matemática com computador: factores de inibição ou motivação das práticas dos professores. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. |
Abstract: | Apresentamos uma investigação desenvolvida no âmbito do mestrado em Educação Matemática da Universidade de Évora. Foi realizado no contexto do Plano da Matemática de uma escola do Alentejo e teve como objetivo compreender as conceções e as práticas de uma professora de Matemática relativamente à utilização do computador e identificar de que forma o contexto profissional, o eu profissional e o conhecimento didático interferem na prática. É uma investigação de tipo qualitativo e descritivo, concretizada num estudo de caso. Os dados foram recolhidos através duma entrevista, observação de aulas e sessões de formação em Cabri-Géomètre e análise documental. Concluiu-se que o tipo de ensino praticado pela professora, a insegurança, a falta de formação em software dedicado ao ensino da Matemática e as atitudes dos alunos constituem fatores limitadores da sua prática. Já o grupo disciplinar, a escola, a formação e a experiência vivida com os alunos revelaram-se elementos motivadores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7884 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|