Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/7822
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | Perspetivas do Professor e Alunos sobre Avaliação Formativa e Aprendizagem em Matemática: Um Estudo de Caso com uma Turma do 8º Ano de Escolaridade do Processo de Experimentação do Programa de Matemática do Ensino Básico |  
| Authors:  | Borralho, António Delgadinho, Sofia |  
| Editors:  | Magalhães, Olga Folque, Assunção |  
| Keywords:  | Avaliação formativa avaliação das aprendizagens Aprendizagem práticas de ensino perspetivas de avaliação |  
| Issue Date:  | 2012 |  
| Publisher:  | Departamento de Pedagogia e Educação |  
| Abstract:  | A avaliação desempenha um papel fundamental enquanto parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, esta investigação procura dar resposta às seguintes questões: (i) qual a perspetiva dos alunos em relação a uma prática de avaliação formativa? e (ii) qual a perspetiva do professor em relação a uma prática de avaliação formativa? 
A investigação foi realizada numa turma piloto do 8º ano do Ensino Básico e segue uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, tratando-se de um estudo de caso qualitativo e analítico.
A informação foi recolhida através da observação direta de aulas, entrevistas, questionários e análise documental. 
Os resultados mostraram que as perspetivas de avaliação são mais inovadoras que as próprias práticas e além disso influenciam o modo como os alunos encaram a avaliação. Quando são utilizados instrumentos de avaliação com um carácter formativo, os alunos afirmam melhorar as suas aprendizagens. |  
| URI:  | http://hdl.handle.net/10174/7822 |  
| ISBN:  | 978-989-95802-2-0 |  
| Type:  | bookPart |  
| Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |