Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7788

Title: A modelação matemática com recurso a tecnologia: Um estudo em contexto de colaboração entre professoras de Matemática e de Física-Química
Authors: Guegues, Margarida
Canavarro, Ana Paula
Editors: Magalhães, Olga
Folque, Assunção
Keywords: Ensino da Matemática
Interdisciplinaridade
modelação matemática
calculadoras e sensores
Issue Date: 2012
Publisher: Ana Paula Canavarro
Citation: o Guegués, M., & Canavarro, A. P. (2012). A modelação matemática com recurso a tecnologia: Um estudo em contexto de colaboração entre professoras de Matemática e de Física-Química. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação.

Abstract: Este artigo resulta de um estudo que teve como objetivo compreender o desenvolvimento de tarefas de modelação, por parte de uma professora de Matemática e de uma professora de Física-­‐ Química, no âmbito de trabalho colaborativo. Seguiu-­‐se uma abordagem interpretativa. O estudo foi suportado por um trabalho colaborativo entre a investigadora e as duas professoras. Este grupo colaborativo reuniu-­‐se várias vezes para selecionar as tarefas de modelação, explorar o trabalho com a calculadora gráfica e sensores e também para refletir sobre o resultado das tarefas desenvolvidas em sala de aula. De entre as conclusões retiradas destacou-­‐se o facto de que o tipo de questões dos Exames Nacionais e a pressão exercida pelos mesmos são factores condicionantes à realização de tarefas de modelação, ambas as professoras seguiram o método da descoberta guiada durante o desenvolvimento das tarefas e concluíram que a utilização destes recursos tecnológicos facilita a realização das mesmas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7788
ISBN: 978-989-95802-2-0
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
GUEGUES & Canavarro DPE2012.pdf163.07 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois