Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7752

Title: Transição e vulnerabilidade em saúde: a supervisão clinica como fator facilitador/dificultador da saúde e bem-estar do estudante de enfermagem,
Authors: Calado, Maria Gabriela
Keywords: estudante de enfermagem
Supervisão clinica
Transição
Vulnerabilidade
Issue Date: Oct-2012
Publisher: Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Centro de investigação em Educação
Citation: Calado, Maria Gabriela (2012).Transição e vulnerabilidade em saúde: a supervisão clinica como fator facilitador/dificultador da saúde e bem-estar do estudante de enfermagem, in Macedo, Ana Paula et. al (org.). Congresso Internacional de Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança. Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Centro de investigação em Educação. Livro de Atas. ISBN: 978-989-20-3167-5 (116-123)
Abstract: Este estudo descritivo e de abordagem qualitativa, foi realizado através de entrevistas semiestruturadas a doze estudantes de Enfermagem do curso de Licenciatura, e centra-se no pressuposto de que a entrada no Ensino Superior e a frequência de um curso com as características da Licenciatura de Enfermagem, são eventos transitivos geradores de vulnerabilidade em saúde. Constatamos que durante a transição educativa (situacional) do estudante, os ensinos clínicos se constituem como situações que lhe podem provocar receio e ansiedade, tornando mais vulnerável a sua condição de saúde e bem-estar. Definimos como objetivos do estudo: identificar no processo de Supervisão Clínica elementos facilitadores/dificultadores que interferem na condição de saúde e bem-estar do estudante e compreender o significado por eles atribuído ao processo de Supervisão e de como este se transversaliza com a sua condição de saúde e bem-estar. Os resultados obtidos do discurso dos estudantes, revelam a Supervisão Clínica como sendo um elemento fundamental à sua aprendizagem em contexto de prática, referindo a figura/perfil do supervisor como fator facilitador ou dificultador do seu desenvolvimento profissional e pessoal, e reportam-no como elemento corresponsável à sua condição de saúde e bem-estar.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7752
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TRANSIÇÃO E VULNERABILIDADE EM SAÚDE_2.pdf242.93 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois