Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7744

Title: A Sociedade Parque Industrial de Vendas Novas: modelo de parceria (público e privado) no Alentejo - Exercicios e Soluções
Authors: Baltazar, Maria da Saudade
Santos, Marcos Olímpio
Figueira, José R.
Editors: Príncipia
Keywords: Parque Industrial
Desenvolvimento local
Vendas Novas
Issue Date: 2012
Publisher: Princípia
Citation: BALTAZAR, Maria da Saudade, SANTOS, Marcos O e FIGUEIRA, José R, “A Sociedade Parque Industrial de Vendas Novas: modelo de parceria (público e privado) no Alentejo”, Casos de Desenvolvimento Regional – Exercícios e Soluções, 2012, Princípia, Cascais, 231 – 235. (ISBN: 978-989-716-039-4).
Abstract: O concelho de Vendas Novas, em especial a partir das duas últimas décadas, tem vindo a afirmar-se como um território com dinâmicas populacionais e empresariais de tendência inversa às verificadas na generalidade do Alentejo, região em que se insere – território sobejamente caracterizado como duplamente envelhecido e desertificado, associado a um débil tecido empresarial/industrial. Os autores apresentam um caso de desenvolvimento regional – Parque Industrial de Vendas Novas –, que foi considerado pela Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional (DGDR), em 2000, como um caso de sucesso. O desiderato que aqui se assume é o de apresentar os traços marcantes do modelo de parceria que pautou a estratégia de desenvolvimento regional adoptada a partir da decisão autárquica de em 1992 desenvolver o Parque Industrial através da constituição da Sociedade do Parque Industrial de Vendas Novas (SPIVN), que ao convidar para o efeito empresários privados solucionou a escassez de recursos financeiros, de know-how e promoveu uma gestão flexível. Complementarmente, demonstra-se com base em alguns indicadores, os resultados alcançados no território com a prossecução dos objectivos inscritos no «pacto social» da SPIVN. Exercicios e Soluções.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7744
ISBN: 978-989-716-039-4
Type: bookPart
Appears in Collections:SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Casos Desenv Regional.pdf3.04 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois