Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7596

Title: Noções Básicas da Criança do 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a 1ª fase do Suporte Básico de Vida
Authors: Antas, Carla
Mendes, Felismina
Keywords: Educação para a saúde, suporte básico de vida, criança, idade escolar.
suporte básico de vida
criança
idade escolar
Issue Date: Jun-2012
Citation: Antas, C. C. S. & Mendes, F. “Noções Básicas da Criança do 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a 1ª fase do Suporte Básico de Vida”. Comunicação Oral apresentada na 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais (CIRS). Évora 25 a 29 de junho de 2012. III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora 25 a 29 de junho de 2012.
Abstract: Tema e referencial teórico: O Suporte Básico de Vida é um processo de importância relevante perante a ocorrência de acidentes, prevenindo sequelas e aumentando a taxa de sobrevivência significativamente. É exequível que a formação, neste âmbito, tenha início o mais precocemente possível porque a criança em idade escolar domina conceitos que podem integrá-lo adequadamente. Objectivos e hipóteses: Estudo exploratório, de natureza quantitativa e qualitativa, com o objetivo de perceber se as crianças do 1o e 2o ano do 1o ciclo do ensino básico conhecem os procedimentos básicos capazes de integrar o 1o elo da cadeia de sobrevivência, nomeadamente a morada, o número de emergência médica, o reconhecimento de uma pessoa inanimada. Descrição dos procedimentos: Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário e a entrevista semi-dirigida. A população foi constituída por todos os alunos (idades entre os 6 e os 8 anos) que frequentavam o 1o e 2o ano de escolaridade do 1ociclo do Ensino Básico de uma Escola Pública e outra Privada de Ensino Básico e pelos Professores das referidas escolas. Resultados e principais conclusões da pesquisa: Conclui-se que a maior parte das crianças têm competências capazes de integrar o 1º elo da cadeia de sobrevivência, mas que essas competências não são trabalhadas. As crianças sabem utilizar o telefone mas não identificam o número europeu de emergência. Relativamente aos professores, verificou-se que se mostram interessados e receptivos a um projecto de educação para a saúde sobre esta temática.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7596
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo – Noções básicas da criança do 1º e 2º ciclo....docx100.79 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois