Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7165

Title: Rumo a uma Economia Baseada no Conhecimento: Financiamento Público à I&D Empresarial em Portugal
Authors: Carvalho, Adão
Keywords: Financiamento público à I&D empresarial
Incentivos públicos
Intensidade de I&D
I&D empresarial
Política de I&D
Issue Date: Oct-2012
Citation: Carvalho, Adão (2012), Rumo a uma economia baseada no conhecimento: financiamento público à I&D empresarial em Portugal, Atas/Proceedings do “15º Workshop APDR - Políticas Públicas”, 24-10-2012, Universidade de Évora, Portugal, pp. 245-255. ISBN 978-989-96353-5-7.
Abstract: O investimento global em I&D e em I&D empresarial, enquanto indicadores determinantes da capacidade de um país para construir uma economia baseada no conhecimento e na inovação, têm vindo a ganhar crescente importância nas políticas públicas. Há uma pressão política forte ao nível da União Europeia e de cada Estado Membro para estimular o investimento em atividades de I&D, em particular a I&D empresarial, que se intensificou bastante no quadro da “Estratégia de Lisboa” em 2000 e se reforçou recentemente com a estratégia “Europa 2020”. Portugal, tal como muitos outros países, passou a orientar as suas políticas públicas em função dos objetivos específicos definidos para a I&D empresarial (em % do PIB), e tem vindo a reforçar os incentivos financeiros e fiscais para convencer as empresas a aumentarem o investimento em I&D. Esta mudança significativa nas políticas públicas de estímulo à I&D empresarial não tem sido acompanhada por uma discussão equivalente sobre as múltiplas implicações desta mudança, incluindo a discussão dos limites do financiamento público à I&D empresarial num contexto de crescente concorrência entre países e blocos económicos. Em Portugal não tem havido, contudo, grande discussão sobre os limites do financiamento público à I&D empresarial mesmo porque não se vislumbra nos diversos setores da sociedade portuguesa (empresarial, académico, político) qualquer reação relevante contra a necessidade de aumentar o investimento empresarial em I&D em Portugal e aproximá-lo da média da UE. Partindo dos dados oficiais disponíveis, este artigo visa contribuir para a discussão desta questão ao procurar estimar o peso global do investimento público na I&D empresarial em Portugal (em percentagem do PIB e do BERD) e analisar a sua evolução de 1997, ano da introdução do sistema de incentivos fiscais à I&D empresarial (SIFIDE) em Portugal, a 2008, último ano em que existe informação oficial disponível. O Estado português tem suportado uma parte muito significativa da I&D realizada pelo setor empresarial. Em Portugal registou-se um crescimento sustentado do financiamento público à I&D empresarial em percentagem do PIB ao longo do período em análise, que representava cerca de 0,1% do PIB em 2008 e colocava Portugal a meio da tabela dos países da OCDE. A evolução do financiamento público em percentagem do BERD tem sido intermitente, atingindo um máximo de 18,54% em 2003 e situando-se em cerca de 14% entre 2005 e 2008.
URI: http://www.apdr.pt/publicacoes/ATAS_15_workshop_APDR_evora.pdf
http://hdl.handle.net/10174/7165
ISBN: 978-989-96353-5-7
Type: article
Appears in Collections:ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2012 [Carvalho] Rumo a uma economia baseada no conhecimento_financiamento público à I&D empresarial em Portugal.pdf713.85 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois