Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6777

Title: Actividade biológica de complexos proteína-polissacárido produzidos em culturas de Trametes versicolor utilizando repiso de tomate
Authors: Caldeira, A T
Martins, M R
Candeias, MF
Salvador, C
Heber, M
Semedo, C
Karmali, A
Arteiro, J M
Keywords: complexos proteína-polissacárido
Trametes versicolor
Issue Date: 2009
Publisher: Cita Puvlicaciones- Revista de Fitoterapia
Citation: Caldeira A.T, Martins, M.R., Candeias M.F., Salvador C, Héber M.,.Semedo C, Karmali A.,.Arteiro J.S, (2009). Actividade biológica de complexos proteína-polissacárido produzidos em culturas de Trametes versicolor utilizando repiso de tomate?. Revista de Fitoterapia, Vol.9, Sup.1.
Abstract: Trametes versicolor é um fungo utilizado como fonte alimentar e com propriedades medicinais conhecidas [1,2]. Em trabalhos anteriores avaliámos a produtividade de complexos proteína-polissacárido intra e extracelular (IPS e EPS) em culturas de T. versicolor utilizando várias fontes de carbono. Concluímos ser esta produção máxima no 14º dia de cultura e ser o repiso de tomate a fonte de carbono mais eficaz na quantidade de produtos, EPS e IPS, obtidos. Neste trabalho estudámos a actividade biológica dos complexos EPS e IPS depois de verificarmos não apresentarem toxicidade em culturas de Artemia salina. Investigámos a actividade antioxidante pelos métodos do DPPH, -caroteno, hemólise dos eritrócitos e formação de metahemoglobina. Estudámos também as actividades superóxido dismutase (SOD) e catalase destes complexos. Os resultados obtidos sugerem que estes extractos possuem propriedades antioxidantes, pelo que poderão ser uma importante fonte de compostos bioactivos com potencial valor medicinal. Posteriormente, procedemos à extracção e purificação dos complexos por UV/RI-HPLC utilizando uma coluna de exclusão molecular, sendo possível isolar 4 compostos nos extractos de EPS (1KDa<MM <17 KDa) e 3 compostos nos extractos IPS (1KDa<MM <100 KDa). Dado o interesse destes produtos continuamos os estudos da sua bioactividade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/6777
ISSN: 1576-0952
Type: article
Appears in Collections:CQE - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Revista de Fitoterapia.pdf124.49 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois