Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5400

Title: Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança
Authors: Serrano, Maria Manuel
Neto, Paulo
Keywords: Rede de Empresas
Modelo de Relacionamento
Confiança
Issue Date: Jun-2012
Citation: SERRANO, Maria Manuel e NETO, Paulo (2012) “Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança”, Actas do VII Congresso Português de Sociologia sobre "Sociedade, Crise e Reconfigurações", Universidade do Porto, Faculdade de Letras e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 19 a 22 de Junho, Porto.
Abstract: Esta comunicação tem como objetivo analisar o modelo de relacionamento numa rede de empresas, com especial atenção para o grau de dependência das empresas subcontratadas relativamente à empresa subcontratante e para o papel que a confiança desempenha na dinâmica relacional da rede. Os resultados apresentados derivam de uma estratégia metodológica sustentada no estudo de casos numa rede formada por seis empresas – uma multinacional (Empresa A ou subcontratante) e cinco pequenas e médias empresas (Empresas B, C, D, E e F ou empresas subcontratadas) – geograficamente localizadas no sul de Portugal. A análise do discurso dos empresários permitiu identificar o que consideram ser os principais suportes da confiança: preço, qualidade, cumprimento de prazos, proximidade geográfica, cliente final e relações informais. Analisam-se os aspetos formais (definidos nos contratos comerciais) e informais (baseados na confiança) do funcionamento da rede. Os dados utilizados neste texto são essencialmente de natureza qualitativa e obtiveram-se a partir da realização de entrevistas aos dirigentes das empresas.
URI: http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0301_ed.pdf
http://hdl.handle.net/10174/5400
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Serrano e Neto - Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança - VII Congresso APS 2012.pdfAbstract63.35 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois