Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5399

Title: A Identidade e a Plasticidade Territorial e os Processos de Regeneração Urbana
Authors: Neto, Paulo
Serrano, Maria Manuel
Editors: APS - Associação Portuguesa de Sociologia
Keywords: Regeneração Urbana
Identidade
Plasticidade
Governança Territorial
Políticas Públicas
Issue Date: Jun-2012
Citation: NETO, Paulo e SERRANO, Maria Manuel (2012) “A Identidade e a Plasticidade Territorial e os Processos de Regeneração Urbana”, Actas do VII Congresso Português de Sociologia sobre "Sociedade, Crise e Reconfigurações", Universidade do Porto, Faculdade de Letras e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 19 a 22 de Junho, Porto.
Abstract: As questões relativas à regeneração urbana, ao combate à exclusão social e à segregação espacial, às mutações demográficas e suas implicações na vivência da cidade, à criatividade e à inovação social, à governança e à participação colectiva nos processos de decisão, à sustentabilidade energética e à necessidade de convergência entre iniciativas place-based e people-based, ocupam hoje um lugar de destaque nas estratégias de desenvolvimento de muitas cidades. Muitas das soluções implementadas, para dar resposta a este tipo de preocupações, procuram assumir-se enquanto processos evolutivos, na forma de planear o futuro da cidade e a sua construção, e apostam, por isso, na consolidação das identidades territoriais e suas especificidades. No entanto, em muitas outras, o esforço de reproduzir localmente soluções bem sucedidas noutros contextos territoriais, tem como consequência a crescente degeneração da identidade dos lugares bem como a alterações estruturais significativas da sua plasticidade. Nesta comunicação será assim analisada a problemática dos processos de regeneração urbana no que respeita à importância de assegurar um justo equilíbrio entre a salvaguarda da identidade e plasticidade dos lugares e à capacidade de construir novas soluções, e funções urbanas que não comprometam as suas condições de singularidade.
URI: http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0433_ed.pdf
http://hdl.handle.net/10174/5399
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Neto e Serrano - A Identidade e a Plasticidade Territorial e os Processos de Regeneração Urbana - VII Congresso APS 2012.pdfAbstract66.96 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois