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http://hdl.handle.net/10174/5172
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Title: | Avaliação da Qualidade Organizacional em Cuidados de Saúde Primários, através da CAF – o caso da Região Alentejo |
Authors: | Marques, Isabel Saraiva, Margarida |
Keywords: | Gestão da qualidade organizacional Autoavaliação em Cuidados de Saúde Primários Common Assessment Framework (CAF) |
Issue Date: | 25-May-2012 |
Publisher: | Escola Nacional de Saúde Publica e Universidade Nova de Lisboa, |
Citation: | MARQUES, Isabel e Margarida Saraiva “Avaliação da Qualidade Organizacional em Cuidados de Saúde Primários, através da CAF – o caso da Região Alentejo”, 2nd Lisbon International Meeting on Quality and Patient Safety, Escola Nacional de Saúde Publica e Universidade Nova de Lisboa, Lisboa – Parque das Nações, 25 e 26 Maio 2012. Comunicação em Poster |
Abstract: | A investigação versa sobre a análise da aplicabilidade do modelo de autoavaliação Common Assessment Framework (CAF) nos CSP - nas UF dos CS da Região Alentejo.
Adaptando instrumentos da CAF foram aplicados inquéritos junto de profissionais de saúde, em Março de 2011, com a finalidade de realizar um diagnóstico dos serviços em estudo. As variáveis foram definidas a partir de subcritérios dos critérios do referido modelo, designadamente “liderança”, “planeamento e estratégia”, “pessoas”, “processos” e “resultados relativos às pessoas”.
Participaram neste estudo 77 profissionais de saúde, dos quais 20,8% médicos, 36,4% enfermeiros, 24,7% técnicos administrativos, 15,6% assistentes operacionais e 2,6% de outros profissionais de saúde das UCSP de um dos seis ACES da Região Alentejo.
Os resultados permitiram realizar o diagnóstico desses serviços de saúde onde se identificaram áreas fortes e áreas de melhoria. Estas últimas permitiram delinear sugestões de melhoria, nomeadamente, a divulgação da missão, visão e valores; o envolvimento dos profissionais de todos os grupos no planeamento e estratégia; a clarificação da estratégia para todos através do trabalho em equipa e da implementação efetiva de canais de comunicação, como reuniões de serviço; a avaliação sistemática da satisfação dos profissionais; a melhoria do equipamento informático e sistema de comunicações; a implementação de ferramentas de autoavaliação e, por último, a formação em gestão da Qualidade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5172 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | GES - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CEFAGE - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
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