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Title: Barock in Portugal - Scherz, Satire und Ironie
Authors: Alves Pereira, Paulo
Editors: Domdey, Karl Heinz
Keywords: Barroco em Portugal
Festa
Absolutismo
Representação
Francisco Rodrigues Lobo
Padre António Vieira
Francisco Manuel de Mello
Gregório de Matos e Guerra
carpe diem
Issue Date: 2009
Publisher: Forschungsinstitut der Internationalen Wissenschaflichen Vereinigung Weltwirtschaft und Weltpolitik (IWVWW)
Citation: Alves Pereira, Pereira, (2009): "Barock in Portugal - Scherz, Satire und Ironie", in Reihe: Europaische Integration - Grundfragen der Theorie und Politik, Nº. 17, editor Karl Heinz Domdey, Berlim, Forschungsinstitut der Internationalen Wissenschaflichen Vereinigung Weltwirtschaft und Weltpolitik (IWVWW).
Abstract: Durante o Barroco é conferida uma grande importância à diversão, à representação e ao exibicionismo. Neste sentido, a Festa do Barroco, ao procurar reflectir esta tendencia, assume-se como celebração do poder. Trata-se de um espectáculo audio-visual, com o objectivo de satisfazer o desejo de artificialidade, de extravagância e de grandiosidade. O posicionamento em relação à vida e à morte é reflexo da sociedade plena de contradições, que caracteriza esta época, a qual é o resultado da Contra-Reforma, de uma renovação da escolástica e do absolutismo do Soberano. Assim, as performances com fundo político demonstram o poder centralizador do Príncipe, enquanto as de carácter religioso procuram apresentar a omnipresença da Igreja. Em Portugal, a anatomia destas festas mostra-nos a discrepância entre uma Nação em ruinas e a exibição pública da ostentação. Deste modo, o objectivo deste livro é a análise diacrónica e sincrónica da Teatralidade, bem como da Sátira (função e meio), durante a primeira fase do Barroco em Portugal. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Im Barock legt man großen Wert auf die Unterhaltung, auf die Representation und Selbstdarstellung. In diesem Sinne widerspiegelt die Kunst diese Tendenz. O tempora, o mores! Pomp und Luxus und der Rausch des Fests sind sozusagen das non plus ultra dieser Epoche. Gleichzeitig duldet der höfische Absolutismus kein Abweichen von autoritär gesetzten Richtlinien. So offenbart uns das Fest des Barocks das Zelebrieren der Macht. Dieses Fest ist ein audiovisuelles Spektakel mit dem Ziel, die Lust nach Künstlichkeit, Extravaganz und Grandiosität zu befriedigen.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5152
ISSN: 1021-1993
Type: book
Appears in Collections:ARC - Publicações - Livros
CHAIA - Publicações - Livros
CIEP - Publicações - Livros

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