Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5072

Title: Cultura Visual: Ruturas com inércias e ignorâncias curriculares
Authors: Charréu, Leonardo
Keywords: Cultura Visual
Teoria e Desenvolvimento Curricular
Ensino Artístico
Artes Visuais
Issue Date: 2011
Publisher: Editora Universidade Federal de Santa Maria
Citation: Charréu, L. (2011). ”Cultura Visual: Rupturas com inércias e ignorâncias curriculares” In Raimundo Martins & Irene Tourinho, (Orgs) Como e Porque Pensamos a Educação da Cultura Visual, Col. Cultura Visual e Educação (pp. 113-128). Santa Maria: Editora Universidade Federal de Santa Maria. ISBN: 978-85-7391-148- 0.
Abstract: O capítulo procura identificar as razões que estão na origem de uma certa tendência para uma espécie de academicismo, mesmo considerando os tempos e os movimentos artísticos contemporâneos. Elucida as razões porque é que estas práticas de ensino artístico se cristalizaram no curriculum dando origem àquilo que é designado como “inércia” curricular. Apresenta a Cultura Visual como metodologia alternativa de ensino artístico, mais adequada para fazer face aos novos conceitos de visualidade e às novas estratégias de sedução e persuasão veiculadas pelas imagens que circulam no nosso espaço mediático. Estes objetivos requerem uma espécie de ruptura com o ensino artístico tradicional, pois admitem como elementos de estudo não só as tradicionais “obras de arte” como se abrem a um campo alargado de imagens e objetos de cultura material. Basta que veiculem valores, crenças, identidades, posicionamentos ético-políticos, etc. Porque assenta em questionamentos e indagações a Cultura Visual pode assumir-se como uma metodologia visual da pedagogia crítica e, nesse sentido, exige uma renovação e inovação das práticas em sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5072
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Charréu, L. (2011). Cultura Visual, Rupturas com inércias e ignorâncias curriculares.pdf203.13 kBAdobe PDFView/Open
Charréu, L. (2011). Cultura Visual, Rupturas com inércias e ignorâncias curriculares.pdf203.13 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois