Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4819
|
Title: | A Participação das Escolas Portuguesas no Projecto Seguranet. Estudo múltiplo de casos. |
Authors: | Ramos, J.L.P. |
Keywords: | Internet Unsafe Internet usage Content risks Contact risks Safer Internet Schools |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Ministério da Educação e Ciência - DGIDC |
Citation: | Ramos, J.L.P.A Participação das Escolas Portuguesas no Projecto Seguranet. Estudo múltiplo de casos. , ed. 1ª, 1 vol.. ISBN: 978-972-742-347. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC, 2011. |
Abstract: | Este resumo corresponde ao estudo de avaliação no que diz respeito à participação das escolas portuguesas no projeto SeguraNet. Este projecto é dinamizado por várias entidades em Portugal, entre estas o Ministério da Educação e Ciência. O estudo envolveu 10 escolas em todo o território continental de Portugal. Envolveu em média 6 professores de cada escola e uma amostra representativa dos alunos. Os alunos, que no total das escolas são 1155, têm na sua maioria entre 11 e 14 anos. O estudo referido é constituído por duas partes distintas mas complementares: uma primeira parte que corresponde ao estudo sobre o conjunto das escolas, professores e alunos participantes nesta avaliação e uma segunda que diz respeito aos estudos de caso realizados. Este estudo revela o papel vital da escola no contexto do problema da utilização segura da Internet por crianças e jovens. Nas escolas que estiveram em observação os professores revelaram sobretudo preocupação com estes assuntos e muitos passaram aos atos, promovendo a utilização segura das tecnologias, com o conhecimento e os meios de que dispõem, tendo aqui o projecto Seguranet desempenhado uma importante função de informação e suporte às escolas e aos professores.
O reforço do papel da escola nas estratégias de apoio a crianças e jovens no domínio da segurança na Internet, através de ações diretas e ou mediadas pelos professores e pelas famílias, parece ser a linha de trabalho que emerge deste estudo e que deve, considerando os resultados obtidos, ser aprofundada no futuro. |
URI: | http://www.seguranet.pt/repositorymodule/file/id/279/ http://hdl.handle.net/10174/4819 |
ISBN: | 978-972-742-347 |
Type: | book |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Livros CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|