Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4617

Title: Ser enfermeira: contributos para o estudo de uma representação social
Authors: Mendes, João
Keywords: Enfermagem
Representação social
Issue Date: Oct-1996
Publisher: Instituto de Formação em Enfermagem, Lda
Citation: Mendes, João (1996). Ser enfermeira: contibutos para o estudo de uma representação social. Revista Portuguesa de Enfermagem. Ano I, Nº 2, Outubro/Dezembro.p.5-100
Abstract: A nossa preocupação como intervenientes na formação profissional inicial, o reconhecimento da influência determinante desta formação para uma prática de cuidados de qualidade e ainda a percepção de que actualmente a escola ensina a "ser enfermeira" numa linha de orientação que mais tarde não coincide com a prática profissional efectiva, foram os motivos que nos levaram a realizar um estudo que permitiu conhecer a representação que os alunos da Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus têm construida, acerca do que é "ser enfermeira". Vários autores reconhecem que as representações como que antecipam as condutas, criando no caso da relação educativa um quadro modelador da apreensão do estudante e no caso da própria situação educativa no seu conjunto, um quadro cuja compreensão permite clarificar mais aquilo que efectivamente ocorre. Utilizou-se o conceito de representação social como conceito mediador em todo o estudo, uma vez que nos propusemos identificar e analisar os elementos constituintes da representação de enfermeira, partindo do pressuposto que esta representação recebe a influência das duas concepções dominantes na orientação da prática profissional: a orientação para o tratar cujo modelo de suporte é o modelo bio-médico e a orientação para o cuidar, cujos modelos de suporte são os modelos de enfermagem Fez-se uma abordagem da teoria das representações sociais e das perspectivas dos dois modelos que dominam a prática profissional (bio-médico e de enfermagem), para a construção de um quadro teórico de suporte ao estudo. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, em que se recorreu numa primeira parte à análise temática e categorial e à análise avaliativa dos discursos. No estudo e análise da representação social foi utilizada a análise de classificação hierárquica no tratamento das respostas individuais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4617
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica

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