Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4366

Title: O nemátode da madeira do pinheiro, Bursaphelenchus xylophilus e a doença da murchidão do pinheiro: uma séria ameaça aos ecossistemas florestais mundiais
Authors: Mota, Manuel
Paulo, Vieira
Keywords: Bursaphelenchus xylophilus
Doença da murchidão do pinheiro
Issue Date: 28-May-2011
Citation: Mota, M. & P. Vieira. 2011. O nemátode da madeira do pinheiro, Bursaphelenchus xylophilus e a doença da murchidão do pinheiro: uma séria ameaça aos ecossistemas florestais mundiais. XXIX Congresso Brasileiro de Nematologia, Brasília, DF,28 Maio-5 Junho de 2011.
Abstract: O nemátode da madeira do pinheiro (NMP), Bursaphelenchus xylophilus, é o agente causal da “murchidão dos pinheiros”(“pine wilt disease”, PWD), e foi detectado pela primeira vez na Europa e em Portugal (Península de Setúbal, 30km a sul de Lisboa) em 1999. Em 2008, e apesar dos esforços desenvolvidos pelas autoridades nacionais portuguesas de floresta e de quarentena para controlar o nemátode e o seu insecto vector, o cerambicídeo Monochamus galloprovincialis, a doença foi reportada na região centro, a mais de 200 km a NE do ponto inicial de detecção. Também neste mesmo ano, foi reportada a presença do nemátode em Espanha, na região de Cáceres (Extremadura), e mais tarde em 2010 na Galiza (região de Pontevedra). Ainda em 2010, o NMP foi reportado da ilha portuguesa da Madeira, no Atlântico Norte, a cerca de 900 km SW do continente europeu.Esta região possui a floresta mais diversa da Europa (“Laurissilva”).A circulação da madeiratem sido, sem dúvida, a principal causa da disseminação do NMP e da doença PWD. As estratégias de controlo directo têm focado no controlo do vector, através de colocação de numerosas armadilhas, com atractivos químicos, nas árvores. Têm também sido abatidas centenas de milhares de árvores de Pinus pinaster (pinheiro bravo), a única espécie reconhecidamente susceptível à doença.No caso da madeira ainda com algum valor comercial, esta tem sido tratada por calor e com certos produtos químicos. A monitorização dos movimentos de madeira nas estradas e portos tem constituido igualmente uma preocupação das autoridades portuguesas e espanholas. O NMP constitui uma ameaça para o resto da Europa, e também para outras regiões do Mundo, como a América do Sul, caso não sejam tomadas medidas apropriadas. Do ponto de vista científico e nematológico, o tema do NMP-PWD constitui uma intensa área de estudo em Portugal, e abrange tópicos como a bioecologia do NMP e do insecto vector, métodos moleculares de caracterização e detecção do NMP, e espécies afins (p.ex.B. mucronatus), patogenicidade e estudos de histopatologia, selecção de diferentes proveniências de P. pinaster, para potencial resistência ou tolerância, etc… Persistem ainda muitas falhas no conhecimento deste complexo sistema que envolve nemátode-planta-insecto-fungo-clima. Mais recentemente, tem sido avançada a teoria de que uma ou mais bactérias associadas poderão estar também envolvidas na patogenicidade.A muito previsível sequenciação genómica de B. xylophilus e B. mucronatus poderá trazer novas pistas para o conhecimento deste fascinante nemátode e o seu mecanismo de patogenicidade. No género Bursaphelenchus, em cerca de 100 espécies, apenas B. xylophilus e B. cocophilus (agente causal de “red ring disease” das palmeiras) são fitopatogénicos. Será apresentada uma visão global do problema, os avanços recentes na investigação efectuada em Portugal, principalmente, e perspectivas futuras de controlo e mitigação do problema.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4366
Type: lecture
Appears in Collections:BIO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mota & Vieira, PWD.docx143.98 kBMicrosoft Word XMLView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois