Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4234

Title: Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos
Authors: Melo, Madalena
Quaresma, Filipa
Editors: Barca, Alfonso
Peralbo, M.
Porto, A.
Brenlla Blanco, J. C.
Duarte da Silva, Bento
Almeida, L. S.
Keywords: Envolvimento dos estudantes na escola
Ajustamento psicológico dos estudantes à escola
Auto-Estima
Issue Date: 2011
Citation: Melo, M. & Quaresma, F. (2011). Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. C. Brenlla Blanco, B. Duarte da Silva & L. S. Almeida (orgs.), In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (pp. 1823-1832). Coruña: Universidade da Coruña (ISSN: 1138-1663)
Abstract: Resumo O envolvimento dos estudantes nas escolas é um constructo multidimensional que integra dimensões afectivas, cognitivas, comportamentais de ligação à escola. Este constructo tem despertado um interesse crescente no campo da Psicologia e da Educação, sendo considerado como uma solução para alguns dos problemas (baixo desempenho académico e abandono escolar) que afectam muitas escolas. A investigação tem mostrado que envolvimento exerce uma influência importante, quer nos resultados académicos, quer nas questões comportamentais e de funcionamento emocional dos alunos. Alguns autores (Lam & Jimerson, 2008) consideram que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por factores contextuais e pessoais. Tendo em conta este modelo, foi elaborado um estudo que visa aprofundar o conhecimento relativamente ao envolvimento dos estudantes na escola e sua relação com os factores pessoais, designadamente com o autoconceito e autoestima. Para este estudo foram utilizados o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, 2011) e a versão portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999) a uma amostra de 255 estudantes de 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Nesta comunicação serão apresentados os principais resultados deste estudo, no que se refere à relação entre o autoconceito e autoestima e as dimensões do envolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4234
ISSN: 1138-1663
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Envolvimento do estudante na escola e auto estima. Um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos (Resumo).pdf431.14 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois