Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4048

Title: Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção.
Authors: Grácio, Luísa
Gaitas, Helena
Keywords: Hiperactividade
Ensino
Aprendizagem
Prof 1º Ciclo
Issue Date: Mar-2011
Publisher: Colegio Oficial de Psicologos de Castilla y Leon
Citation: Grácio, L & Gaitas , H. (2011). Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. VI Congreso Internacional de Psicología y Educación y III Congreso Nacional de Psicologia de la Educacion, Universidad de Valladolid, 20, 30,31 de Março e 1 de Abril de 2011, pp. 6751-6764
Abstract: Parece consensual definir a hiperactividade como uma perturbação genética do foro neurológico caracterizada por graus excessivos de desatenção, sobreactividade e impulsividade. A PHDA afecta frequentemente o desempenho da criança em contexto escolar podendo traduzir-se em dificuldades de aprendizagem, baixo nível de socialização e auto-estima. Esta perturbação associa-se a problemas de aprendizagem pelo que importa que a acção educativa escolar se oriente precocemente para a sua prevenção e intervenção. A investigação apresentada tem como objectivos identificar concepções de professores sobre a aprendizagem e processos de ensino/aprendizagem utilizados com estes alunos. O estudo, de carácter exploratório, realizou-se com 20 professores do 1º Ciclo de Ensino Básico a leccionar em escolas da rede pública do Concelho de Évora, Portugal. Os dados foram recolhidos através de um questionário constituído por questões abertas e tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os professores consideram a hiperactividade como manifestando-se sobretudo a nível comportamental enfatizando as dificuldades da criança em estar atenta/concentrada, controlar a sua impulsividades e actividade motora. É dada grande primazia às actividades promotoras de concentração, à redução do tempo de trabalho, à criação de regras e rotinas e à estruturação das tarefas em tempos curtos. Consideram ainda adequada a utilização práticas de ensino dinâmicas e variadas para que a criança se mantenha interessada e atenta. Verificam-se consensos entre as concepções dos professores e a literatura neste domínio. As principais discrepâncias reportam-se à escassa consideração pelos professores da aprendizagem cooperativa e vicariante, adaptação dos ambientes de aprendizagem e tempo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4048
Type: article
Appears in Collections:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ResGracio&GaitasDspace.pdf21.67 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois