Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39809

Title: A Sala de Aula de Matemática: Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito do pensamento algébrico
Authors: Barbosa, Elsa
Borralho, António
Borralho, Antonio
Editors: Lucena, Isabel
Borralho, António
Keywords: Sala de aula
Matemática
Práticas de ensino
Práticas de avaliação
Aprendizagem
Pensamento algébrico
Issue Date: 2023
Publisher: LF Editorial
Citation: Barbosa, E. & Borralho, A. (2023). A Sala de Aula de Matemática: Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito do pensamento algébrico. In I. Lucena & A. Borralho (Org), Ensino, avaliação e aprendizagem da matemática: da sala de aula à formação docente (pp. 69-85). LF Editorial
Abstract: Hoje, em pleno século XXI, defende-se uma educação centrada numa visão holística do aluno, cujo propósito principal é preparar os jovens cidadãos para um mundo globalizado, complexo, e em mudança. O que implica que escolas e professores sejam capazes de redefinir, reconstruir e reinventar as conceções e práticas há muito instaladas nos sistemas educativos, em particular, no que diz respeito à Matemática. Na Matemática é difícil minimizar a importância dos símbolos, sem eles esta não existe. A simbologia algébrica e a sua respectiva sintaxe sobrevivem isoladamente, e são poderosas ferramentas para a resolução de problemas. Não obstante, esta grande potencialidade do simbolismo é simultaneamente a sua grande fraqueza, uma vez que esta autonomia leva a que os símbolos se desli-guem dos seus significados, tornando desta forma a Álgebra incompreensível para os alunos. Contrariar esta tendência exige uma organização específica do ensino, associada a uma avaliação que transmita um feedback de qualidade, capaz de mobilizar a participação dos alunos, o que implica a renovação das práticas pedagógicas.O presente capítulo é resultado da tese de doutorado intitulada Práticas de um professor, participação dos alunos e pensamento algébrico numa turma de 7º ano de escolaridade, cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos, tendo como foco o desenvolvimento do pensamento algébrico.
URI: https://www.martinsfontespaulista.com.br/ensino--avaliacao-e-aprendizagem-da-matematica--da-sala-de-aula-a-formacao-docente-1107465/p?srsltid=AfmBOoosQlf5VF-gJFvxu3-JzaHiHARE_C0RPdO23BDu8q9PwHkmx3Aw
http://hdl.handle.net/10174/39809
ISBN: 978-65-5563-379-5
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capitulo4_Brabosa e Borralho.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois