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http://hdl.handle.net/10174/39617
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| Title: | Era uma vez um caracol que conta – prólogo |
| Authors: | Folque, M. A. Simões, A. Almeida, T. |
| Keywords: | Outgoing sustentabilidade educaçao de infância natureza/cultura Comunidade de Prática Narrativas |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | Folque, M. A., Simões, A. & Almeida, T. (2025). Era uma vez um caracol que conta – prólogo. In M. A. Folque (coord.). Era uma vez um caracol que conta: outgoing – crianças, natureza e cultura em relação. (6-15). CIEP-Universidade de Évora. |
| Abstract: | Cada uma das treze histórias que compõem este livro transporta muitas realidades numa composição de vozes, experiências, linguagens, e conceitos que fomos integrando ao longo da jornada da CoP OutGoing.
Elas emergem sempre das experiências OutGoing das crianças com as educadoras nos seus lugares de eleição onde puderam abrir-se à “paixão de conhecer o mundo” (Freire, 2007) em múltiplos encontros multi-espécies. Depois de documentadas e identificadas, elas passaram por um processo de escrita em diálogo entre dois ou mais membros da CoP, num processo de reescrita e inevitável transformação. Assim, surgiram narrativas muito diversas em extensão, estilo, linguagens (verbal, fotográfica, vídeo, áudio), em modos ora mais realista, mais poético ou imaginário de comunicar e dar sentido às experiências.
Decidimos incluir num encarte central um conjunto de fotografias que nos dão mostra das experiências de co-formação nos encontros da CoP on-line e especialmente nos encontros presenciais nos sábados imersivos, que se constituíram como experiência fortíssima de construção da cultura Outgoing,
A sequência pela qual as histórias surgem, não é importante. Optamos, no entanto, por começar pelas histórias que envolvem bebés e crianças em creche, até aos três anos, apenas pela ideia de que nestas narrativas se encontra muito presente um modo de aterrar com os pés na terra num contacto físico e sensorial rico. “Por meio dos sentidos suspeitamos o mundo” (Bartolomeu Campos de Queiroz, 2005). Aterrar, como iremos ver, nunca é apenas sensorial.
O capítulo final, em jeito de epílogo vem, também a várias mãos, trazer as tonalidades conceptuais que foram permeando as mini-histórias e as narrativas e que se constituíram como transformadoras da nossa forma de pensar e de agir em educação e na vida. Pensamos que elas podem apoiar a intencionalidade educativa de muitas educadoras e educadores de infância e também de professores de outros níveis de educação. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39617 |
| ISBN: | 978-972-778-470-7 |
| Type: | bookPart |
| Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos
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