Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39617

Title: Era uma vez um caracol que conta – prólogo
Authors: Folque, M. A.
Simões, A.
Almeida, T.
Keywords: Outgoing
sustentabilidade
educaçao de infância
natureza/cultura
Comunidade de Prática
Narrativas
Issue Date: 2025
Citation: Folque, M. A., Simões, A. & Almeida, T. (2025). Era uma vez um caracol que conta – prólogo. In M. A. Folque (coord.). Era uma vez um caracol que conta: outgoing – crianças, natureza e cultura em relação. (6-15). CIEP-Universidade de Évora.
Abstract: Cada uma das treze histórias que compõem este livro transporta muitas realidades numa composição de vozes, experiências, linguagens, e conceitos que fomos integrando ao longo da jornada da CoP OutGoing. Elas emergem sempre das experiências OutGoing das crianças com as educadoras nos seus lugares de eleição onde puderam abrir-se à “paixão de conhecer o mundo” (Freire, 2007) em múltiplos encontros multi-espécies. Depois de documentadas e identificadas, elas passaram por um processo de escrita em diálogo entre dois ou mais membros da CoP, num processo de reescrita e inevitável transformação. Assim, surgiram narrativas muito diversas em extensão, estilo, linguagens (verbal, fotográfica, vídeo, áudio), em modos ora mais realista, mais poético ou imaginário de comunicar e dar sentido às experiências. Decidimos incluir num encarte central um conjunto de fotografias que nos dão mostra das experiências de co-formação nos encontros da CoP on-line e especialmente nos encontros presenciais nos sábados imersivos, que se constituíram como experiência fortíssima de construção da cultura Outgoing, A sequência pela qual as histórias surgem, não é importante. Optamos, no entanto, por começar pelas histórias que envolvem bebés e crianças em creche, até aos três anos, apenas pela ideia de que nestas narrativas se encontra muito presente um modo de aterrar com os pés na terra num contacto físico e sensorial rico. “Por meio dos sentidos suspeitamos o mundo” (Bartolomeu Campos de Queiroz, 2005). Aterrar, como iremos ver, nunca é apenas sensorial. O capítulo final, em jeito de epílogo vem, também a várias mãos, trazer as tonalidades conceptuais que foram permeando as mini-histórias e as narrativas e que se constituíram como transformadoras da nossa forma de pensar e de agir em educação e na vida. Pensamos que elas podem apoiar a intencionalidade educativa de muitas educadoras e educadores de infância e também de professores de outros níveis de educação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39617
ISBN: 978-972-778-470-7
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
OutGoing_eBook.pdf72.65 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois