|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39451
|
| Title: | ABRIR KAMINHU. Cerâmica, anil e urzela |
| Authors: | Conceição, Jacira de Jesus Lopes Fernandes da |
| Advisors: | Furtado, Teresa Veiga |
| Keywords: | Feminismo decolonial Mulheres artistas negras Cerâmica Performance Artes plásticas Feminismo decolonial Mulheres artistas negras Cerâmica Performance Artes plásticas |
| Issue Date: | 26-Sep-2025 |
| Publisher: | Universidade de Évora |
| Abstract: | A investigação artística ABRIR KAMINHU: cerâmica, anil e urzela tem como questão central compreender de que modo se pode tornar visível o trabalho artístico de uma mulher negra cabo-verdiana no campo da arte contemporânea. Como questões secundárias destacamos de que modo a cor, a resistência, a performance, a memória, o decolonial, a desigualdade e a sobrevivência, se intersectam na arte contemporânea realizada por mulheres artistas negras. O caminho desta pesquisa artística, orienta-se na direção de reescrever a história da arte, na medida em que no seio da mesma se verifica a ausência de mulheres artistas cabo-verdianas, e de criar um conjunto de instalações artísticas, recorrendo à cerâmica, performance e tinturaria. Interessa-me a pós-memória, como ferramenta de estudo, no sentido de reinterpretar a história, ainda baseada em dinâmicas coloniais negativas. Nesta investigação, importa pensar sobre sinergias interculturais e sociais, para melhor observar e entender a construção da Outra na arte, recorrendo às perspetivas decoloniais das pensadoras bell hooks (EUA, 1954), Françoise Vergès (França, 1952), Angela Davis (EUA, 1944), Lélia Gonzalez (Brasil, 1935–1994) e Conceição Evaristo (Brasil, 1946). Esta pesquisa inspira-se também nas artistas Barbara Hepworth (Reino Unido, 1903–1975), Ana Mendieta (Cuba, 1948–1985), Magdalene Odundo (Quénia, 1950), Maria Magdalena Campos-Pons (Cuba, 1959) e Regina José Galindo (Guatemala, 1974). O resultado final integra um conjunto de instalações artísticas, criadas por mim, que procuram contribuir para a construção de uma nova narrativa da arte contemporânea que inclua as mulheres artistas cabo-verdianas; - ABRIR KAMINHU: ceramics, indigo and urzela
Abstract:
The artistic research ABRIR KAMINHU: ceramics, indigo and urzela focuses on understanding how the artistic work of a black Cape Verdean woman in the field of contemporary art can be made visible. Secondary issues include how colour, resistance, performance, memory, decolonialism, inequality and survival intersect in contemporary art produced by black female artists. This artistic research aims to rewrite art history, given the absence of Cape Verdean women artists within it, and to create a series of artistic installations using ceramics, performance and dyeing. I am interested in post-memory as a tool for study, in the sense of reinterpreting history, which is still based on negative colonial dynamics. In this research, it is important to think about intercultural and social synergies in order to better observe and understand the construction of the Other in art, drawing on the decolonial perspectives of thinkers bell hooks (USA, 1954), Françoise Vergès (France, 1952), Angela Davis (USA, 1944), Lélia Gonzalez (Brazil, 1935–1994) and Conceição Evaristo (Brazil, 1946). This research is also inspired by the artists Barbara Hepworth (United Kingdom, 1903–1975), Ana Mendieta (Cuba, 1948–1985), Magdalene Odundo (Kenya, 1950), Maria Magdalena Campos-Pons (Cuba, 1959) and Regina José Galindo (Guatemala, 1974). The final result is a set of art installations, created by me, which seek to contribute to the construction of a new narrative of contemporary art that includes Cape Verdean women artists. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39451 |
| Type: | masterThesis |
| Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|