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http://hdl.handle.net/10174/39324
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Title: | A “emergência” de uma norma para o português de Angola |
Authors: | Silva, Ana Alexandra |
Keywords: | norma português multilinguismo variedade |
Issue Date: | Jul-2025 |
Abstract: | Angola, como país multilingue que é, tomou o português como língua oficial (após a independência
em 1975), mantendo a coexistência com as várias línguas nacionais bantu. As políticas linguísticas
privilegiam o português no ensino e na administração, marginalizando as línguas nacionais, o que
gera dificuldades pedagógicas, especialmente para crianças que têm essas línguas como maternas.
As relações entre o português e as línguas bantu resultaram numa variedade específica do português
de Angola, marcada por influências fonológicas, morfossintáticas e lexicais. As investigações
linguísticas têm desempenhado um papel fundamental na definição de uma variedade emergente,
embora a normatização ainda dependa do reconhecimento institucional e da continuidade da pesquisa
descritiva. A Universidade de Évora apoia a formação de investigadores angolanos e desenvolve
estudos que valorizam o português de Angola como uma variedade pluricêntrica, enriquecida pelo
contexto sociolinguístico e cultural. O português em Angola é visto como língua de unificação e
prestígio, chave para mobilidade social, o que tem levado à desvalorização das línguas nacionais,
especialmente entre os jovens urbanos. A escola é o principal espaço onde o português se consolida,
embora o elevado insucesso escolar seja uma preocupação. A formação docente tem procurado
responder a estes desafios, mas ainda há lacunas na valorização do multilinguismo e das línguas
nacionais. Assim, a escola é tanto um espaço de reprodução da norma linguística quanto um local
onde se transformam as práticas linguísticas e se constroem identidades culturais e sociais. |
URI: | https://zenodo.org/records/16277827 http://hdl.handle.net/10174/39324 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CEL - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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