Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39058

Title: Desenvolvimento de um cenário imersivo e interativo para o ensino da Anatomia Veterinária
Authors: Lança, M.J.
Alegre, L.
Faustino, A.I.
Keywords: Anatomia
experiência imersiva
veterinária
ensino
Issue Date: 10-Jul-2025
Citation: Lança, M.J.; Alegre, L. e Faustino,A.I. (2025) - Desenvolvimento de um cenário imersivo e interativo para o ensino da Anatomia Veterinária.
Abstract: O desafio do ensino da Anatomia Veterinária tem sido uma constante ao longo dos anos, devido a diversos fatores dos quais se destacam o número crescente de estudantes que acedem ao curso, a evolução do estatuto legal dos animais de companhia e ainda o conhecimento dos deveres dos seus detentores. Neste sentido, nos últimos anos tem-se assistido ao desenvolvimento de novas práticas pedagógicas no ensino da Anatomia, as quais têm substancialmente reduzido o número de aulas nas quais é utilizado um cadáver animal. Esta prática, embora fundamental, é nos dias de hoje encarada como uma etapa final da aprendizagem numa situação de privilégio, na qual o estudante após praticar em modelos anatómicos e virtuais, acede ao cadáver para ultimar e demonstrar as “hands-on skills” que adquiriu ao longo da UC, na medida em que a sensação tátil que permite a perceção de força, textura, tensão e temperatura é importante no desenvolvimento de competências na área da medicina veterinária. Conscientes destes desafios, e porque os temos experienciado na Universidade de Évora, as docentes da UC Anatomia I aceitaram a proposta de integrar um projeto com o objetivo de criar uma experiência imersiva para formação avançada, nomeadamente no âmbito da UC que lecionam no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Esta experiência imersiva foi integrada no PIXEL (Pluridisciplinary Immersive eXperiences for Education and Learning), projeto co-financiado pelo programa COMPETE2020/SAMA no qual um dos objetivos foi a criação de experiências imersivas para formação avançada, assim como a criação de um laboratório de experiências imersivas equipado com tecnologia de realidade virtual e aumentada e de “motion capture”, permitindo o desenvolvimento e dinamização de experiências imersivas com aplicações na educação, formação profissional e investigação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39058
Type: lecture
Appears in Collections:ZOO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

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