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http://hdl.handle.net/10174/39003
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Title: | Competência digital dos encarregados de educação - Estudo de caso num agrupamento de escolas |
Authors: | Viana, António Joaquim da Fonseca |
Advisors: | Couvaneiro, Sílvia Cristina de Sousa Simões Pinto Roda |
Keywords: | Encarregados de educação Pais Competência digital DigComp Estudo de caso Guardians Parents Digital competence DigComp Case study |
Issue Date: | 20-Jun-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O estudo procurou aferir o nível de competência digital dos Encarregados de
Educação num Agrupamento de Escolas em Évora, com base no referencial ϒDigComp. Com
a crescente digitalização das sociedades e consequentemente das escolas e do ensino,
torna-se cada vez mais importante capacitar os pais e encarregados de educação para um
melhor acompanhamento dos seus educandos. A quase ausência de estudos nesta área, a
nível nacional e europeu, verificada na Revisão Sistemática de Literatura realizada, bem
como a necessidade de perceber o nível de proficiência digital dos encarregados de
educação neste agrupamento, de forma a serem identificadas áreas onde intervir, justifica
esta temática. Foi aplicado um desenho metodológico de estudo de caso, com uma
abordagem mista, através de análise documental e com a adaptação de um instrumento
existente para o contexto português europeu para recolha de dados quantitativos. O
processo incluiu a tradução e adaptação ao contexto, validação de conteúdo por
especialistas, dois testes piloto e uma aplicação final aos encarregados de educação do
Agrupamento de Escolas em estudo, com 251 participantes. Os resultados indicam que o
nível Intermédio de competência digital predomina, sendo as áreas de competência digital
com mais fragilidade a Criação de Conteúdo Digital, Segurança e Resolução de Problemas.
Estes resultados evidenciam a necessidade de estratégias educativas mais inclusivas,
como a criação de iniciativas de formação para as famílias, focados nestas áreas de maior
fragilidade; - Abstract:
Digital Competence of Guardians - Case Study in a Group of Schools in Évora
This study aimed to assess the level of digital competence of guardians in a school
cluster in Évora, based on the DigComp framework. With the increasing ϒdigitalisation of
societies—and, consequently, of schools and education—it has become increasingly
important to empower guardians to better support their children’s learning. The near
absence of studies in this area, both nationally and at the European level, as identified
through the systematic literature review conducted, as well as the need to understand the
level of digital proficiency among guardians in this cluster in order to identify areas for
intervention, justified the relevance of this research. A case study methodological design was
implemented, with a mixed-methods approach, combining document analysis and the
adaptation of an existing instrument to the Portuguese-European context for quantitative
data collection. The process included translation and contextual adaptation, content
validation by experts, two pilot tests, and a final application to guardians of the school cluster
under study, involving 251 participants. The results indicated that the intermediate level of
digital competence was predominant. The most fragile competence areas were Digital
Content Creation, Safety, and Problem Solving. These findings highlight the need for more
inclusive educational strategies, such as the development of training initiatives for families,
particularly focused on these more vulnerable areas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/39003 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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