Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39003

Title: Competência digital dos encarregados de educação - Estudo de caso num agrupamento de escolas
Authors: Viana, António Joaquim da Fonseca
Advisors: Couvaneiro, Sílvia Cristina de Sousa Simões Pinto Roda
Keywords: Encarregados de educação
Pais
Competência digital
DigComp
Estudo de caso
Guardians
Parents
Digital competence
DigComp
Case study
Issue Date: 20-Jun-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O estudo procurou aferir o nível de competência digital dos Encarregados de Educação num Agrupamento de Escolas em Évora, com base no referencial ϒDigComp. Com a crescente digitalização das sociedades e consequentemente das escolas e do ensino, torna-se cada vez mais importante capacitar os pais e encarregados de educação para um melhor acompanhamento dos seus educandos. A quase ausência de estudos nesta área, a nível nacional e europeu, verificada na Revisão Sistemática de Literatura realizada, bem como a necessidade de perceber o nível de proficiência digital dos encarregados de educação neste agrupamento, de forma a serem identificadas áreas onde intervir, justifica esta temática. Foi aplicado um desenho metodológico de estudo de caso, com uma abordagem mista, através de análise documental e com a adaptação de um instrumento existente para o contexto português europeu para recolha de dados quantitativos. O processo incluiu a tradução e adaptação ao contexto, validação de conteúdo por especialistas, dois testes piloto e uma aplicação final aos encarregados de educação do Agrupamento de Escolas em estudo, com 251 participantes. Os resultados indicam que o nível Intermédio de competência digital predomina, sendo as áreas de competência digital com mais fragilidade a Criação de Conteúdo Digital, Segurança e Resolução de Problemas. Estes resultados evidenciam a necessidade de estratégias educativas mais inclusivas, como a criação de iniciativas de formação para as famílias, focados nestas áreas de maior fragilidade; - Abstract: Digital Competence of Guardians - Case Study in a Group of Schools in Évora This study aimed to assess the level of digital competence of guardians in a school cluster in Évora, based on the DigComp framework. With the increasing ϒdigitalisation of societies—and, consequently, of schools and education—it has become increasingly important to empower guardians to better support their children’s learning. The near absence of studies in this area, both nationally and at the European level, as identified through the systematic literature review conducted, as well as the need to understand the level of digital proficiency among guardians in this cluster in order to identify areas for intervention, justified the relevance of this research. A case study methodological design was implemented, with a mixed-methods approach, combining document analysis and the adaptation of an existing instrument to the Portuguese-European context for quantitative data collection. The process included translation and contextual adaptation, content validation by experts, two pilot tests, and a final application to guardians of the school cluster under study, involving 251 participants. The results indicated that the intermediate level of digital competence was predominant. The most fragile competence areas were Digital Content Creation, Safety, and Problem Solving. These findings highlight the need for more inclusive educational strategies, such as the development of training initiatives for families, particularly focused on these more vulnerable areas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39003
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciencias_da_Educacao_Administracao_Regulacao_e_Politicas_Educativas-Antonio_Joaquim_da_Fonseca_Viana.pdf3.95 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois