Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39002

Title: Inteligência emocional, competência social, autoconceito, acesso às tecnologias de informação e diferenças de género: um estudo de caracterização em alunos do 1º ciclo
Authors: Correia, Daniela Revés
Advisors: Candeias, Adelinda Maria Araújo
Keywords: Inteligência emocional
Competência social
Autoconceito
Dispositivos eletrónicos
Diferenças de género
Emotional intelligence
Social competence
Self-concept
Electronic devices
Gender differences
Issue Date: 30-May-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Atualmente, as tecnologias de informação fazem parte da vida contemporânea da maior parte da população, sendo, portanto, comum que as crianças, desde cedo, tenham contacto com algum tipo de tecnologia (Dias & Brito, 2016). Este confronto com a realidade atual e a possível relação que o acesso às tecnologias de informação (TI) tem com a inteligência emocional, competência social e com o autoconceito, em crianças no 1º ciclo, em função do género, é o foco do presente estudo, que recolheu uma amostra de 426 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 13 anos de idade. Os instrumentos aplicados, traduzidos e adaptados à população portuguesa foram o Questionário de Inteligência Emocional (versão para jovens), a Prova de Avaliação de Competência Social (PACS), Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale 2 (PHCSCS-2) e a Prova de Resolução de Problemas Interpessoais (PRPI). Os resultados sugerem que existe uma relação positiva parcial entre o acesso às TI e inteligência emocional, competência social e autoconceito. No que diz respeito às pontuações globais das respetivas escalas, a inteligência emocional apresentou pontuações mais elevadas em todas as tecnologias de informação representadas, à exceção do acesso parcial à internet, sugerindo que quem tem acesso às TI tem maior inteligência emocional. A competência social global (PACS) apresentou pontuações mais elevadas no acesso ao computador, software educacional, internet total e telemóvel. No que toca à resolução de problemas interpessoais, não foram encontradas diferenças significativas em função do acesso às tecnologias, à exceção do acesso parcial à internet. O autoconceito global apresentou pontuações mais elevadas no acesso ao computador e software educacional. Não foram encontradas diferenças significativas em função do género na pontuação global da inteligência emocional, mas sim nas subescalas adaptabilidade, gestão de stress e competência intrapessoal. O mesmo se verificou na pontuação global do autoconceito, que não apresentou diferenças, exceto na subescala atitude comportamental. A pontuação global da competência social apresentou diferenças, com o género feminino a apresentar pontuações mais elevadas. Não foram encontradas diferenças significativas em função do género na resolução de problemas interpessoais; - Abstract: Emotional intelligence, social competence, self-concept, access to information technologies and gender differences: A characterization study among children in primary education. Nowadays, information technologies are part of the contemporary life of most of the population, so it is common for children to have contact with some kind of technology from an early age (Dias & Brito, 2016). This confrontation with the current reality and the possible relationship that access to information technologies (IT) has with emotional intelligence, social competence and self-concept, in elementary school, depending on gender, is the focus of the present study, which collected a sample of 426 students, aged between 7 and 13 years old. The instruments used, translated and adapted for the portuguese population, were the Emotional Intelligence Questionnaire (version for young people), the Social Competence Assessment Test (PACS), the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale 2 (PHCSCS-2) and the Interpersonal Problem Solving Test (PRPI). The results suggest that there is a partial positive relationship between access to IT and emotional intelligence, social competence and self-concept. Regarding the overall scores of the respective scales, emotional intelligence showed higher scores in all the information technologies represented, except for partial access to the internet, suggesting that those who have access to IT have greater emotional intelligence. Global social competence (PACS) showed higher scores in computer access, educational software, total internet and cell phone. Regarding interpersonal problem solving, no significant differences were found depending on access to technologies, except for partial access to the internet. Global self-concept showed higher scores with access to computers and educational software. No significant gender differences were found in the global emotional intelligence score, but there were in the adaptability, stress management and intrapersonal competence subscales. For the overall self-concept the score that was the same, except in the Behavioral Attitude subscale. There were differences in the overall social competence score, with girls showing higher scores. No significant gender differences were found in interpersonal problem solving.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39002
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicologia_da_Educacao-Daniela_Reves_Correia.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois