|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38951
|
Title: | Avaliação da literacia científica: da conceção à aplicação de um questionário a alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico |
Authors: | Coppi, Marcelo Alves |
Advisors: | Fialho, Isabel José Botas Bruno Cid, Marília |
Keywords: | Literacia científica Avaliação da literacia científica Alunos do 3.° ciclo do ensino básico Recolha de evidências de validade Instrumento de avaliação Scientific literacy Scientific literacy assessment Basic education students Gathering validity evidence Assessment instrument |
Issue Date: | 18-Jun-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Realizada mediante a compilação de seis artigos de investigação, esta tese de doutoramento teve como objetivo principal o desenvolvimento da Avaliação da Literacia Científica Essencial (ALCE), um instrumento de avaliação do nível de literacia científica de alunos no final do 3.° ciclo do ensino básico português. O primeiro estudo discute o conceito de literacia científica, os motivos que geram debate acerca da sua definição e propõe o conceito utilizado ao longo deste trabalho. O segundo estudo identifica os instrumentos de avaliação da literacia científica existentes na literatura, assim como as características de cada um deles, e demonstra a escassez de instrumentos, principalmente daqueles desenvolvidos para o ensino básico e para o contexto português. O terceiro estudo percorre o processo de reorganização curricular em Portugal, iniciado em 1977, especialmente na área das Ciências Físicas e Naturais do 3.° ciclo do ensino básico, e identifica os principais documentos curriculares atualmente em vigência para este ciclo de ensino, indicando como a literacia científica é considerada nestes documentos. O quarto estudo refere-se ao desenvolvimento do ALCE e apresenta os processos de recolha de evidência de validade para a aplicação do instrumento. Os quinto e sexto artigos apresentam os resultados, geral e por subteste, respetivamente, da aplicação do ALCE a 516 alunos do 9.° ano. Os resultados globais da tese evidenciaram que a utilização dos resultados do ALCE para a avaliação do nível de literacia dos alunos ao final do 3.° ciclo do ensino básico é válida. A aplicação do ALCE revelou que 64.1% dos alunos respondentes foram classificados como cientificamente literatos no geral e que 70.0%, 72.9% e 39.9% dos alunos foram classificados como cientificamente literatos nos subtestes da natureza da ciência, do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e do conteúdo da ciência, respetivamente; Abstract:
Assessing scientific literacy: from the development to the application of a questionnaire to Portuguese students in the 3rd cycle of basic education
This doctoral thesis, which was carried out by compiling six research articles, had as its main purpose the development of the Avaliação da Literacia Científica Essencial (ALCE), an instrument for assessing the scientific literacy level of students at the end of the 3rd cycle of Portuguese basic education. The first study discusses the concept of scientific literacy, the reasons that generate debate about its definition and proposes the concept used throughout this thesis. The second study identifies the scientific literacy assessment instruments in the literature, as well as the characteristics of each one, and demonstrates the lack of instruments, especially those developed for basic education and for the Portuguese context. The third study goes through the process of curriculum reorganization in Portugal, which began in 1977, especially in the area of Physical and Natural Sciences in the 3rd cycle of basic education, and identifies the main curriculum documents currently in force for this cycle of education, indicating how scientific literacy is addressed in these documents. The fourth study describes the development of the ALCE and presents the process of gathering validity evidence for the application of the instrument. The fifth and sixth articles present the results, in general and by subtest respectively, of the application of the ALCE to 516 9th grade students. The overall results of the thesis showed that using the results of the ALCE to assess the level of scientific literacy of students at the end of the 3rd cycle of basic education is valid. The application of the ALCE revealed that 64.1% of the responding students were classified as scientifically literate in general and that 70.0%, 72.9% and 39.9% of the students were classified as scientifically literate in the subtests of the nature of science, the impact of science and technology on society and the content of science, respectively. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38951 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|