Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3878

Title: Orientações Curriculares: que alicerces para a construção das aprendizagens.
Authors: Folque, Maria da Assunção
Keywords: Educação de Infância
Curriculo
Learning to learn
Issue Date: 2001
Publisher: MEM
Citation: Folque, Maria da Assunção. Orientações Curriculares: que alicerces para a construção das aprendizagens. Escola Moderna, 12, 5-12, 2001.
Abstract: Neste artigo faço algumas leituras possíveis do documento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE), procurando realçar alguns fundamentos que no meu entender podem constituir alicerces sólidos sobre os quais se constrói o edifício da aprendizagem e encontrar nesta leitura o contínuo com as opções curriculares presentes, também, nos documentos dos níveis de ensino seguintes. Partindo de alguns princípios das OCEPE (analisam-se as implicações desses princípios para a gestão do currículo: O processo de aprendizagem desenvolve-se a partir do que a criança já sabe – necessidade de criar um clima de livre expressão, de basear o planeamento na observação ou seja na avaliação e de optar por uma pedagogia diferenciada; O processo de aprendizagem desenvolve-se em interação com os outros – constituição dos grupos onde se reconhece a vantagem de incluir a diversidade de parceiros; incluir na rotina pedagógica momentos de interação entre crianças; A criança é sujeito do processo educativo – necessidade de uma gestão participada ou cooperada das aprendizagens; A criança aprende agindo, explorando o mundo à sua volta mas também refletindo sobre a sua experiência – envolvimento em projetos de diversas áreas de conhecimento; participação das crianças na avaliação e no planeamento.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3878
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O C que alicerces para a parendizagem Folque A.pdf144.81 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois