Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38758

Title: Instrumento de gestão de áreas contaminadas por metais combinando dados de Química Ambiental, Geofísica, Deteção Remota, Inteligência Artificial e Gestão
Authors: Oliveira, Rui Jorge
Caldeira, Bento
Palma, Patrícia
Costa, Maria João
Fialho, Ana
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Oliveira, R. J., Caldeira, B., Palma, P., Costa, M. J., Fialho, A. (2024). Instrumento de gestão de áreas contaminadas por metais combinando dados de Química Ambiental, Geofísica, Deteção Remota, Inteligência Artificial e Gestão. Assembleia Luso Espanhola de Geodesia e Geofísica 2024, Évora, Portugal.
Abstract: O Projeto INCOME propõe a criação de um modelo de gestão ambiental para áreas mineiras contaminadas por metais tóxicos. Este modelo integra os resultados da aplicação de um conjunto de métodos analíticos e instrumentos de monitorização de áreas contaminadas, como análises biofísicas, química do solo e da água (parâmetros de qualidade e quantificação de metais potencialmente tóxicos em amostras de solo e água), geofísica (magnética, métodos eletromagnéticos, elétricos e sísmicos) e deteção remota hiperespectral satélite. Estes dados serão utilizados como inputs a serem utilizados como inputs em algoritmos de inteligência artificial, o que permitirá a produção de modelos de contaminação utilizando menos dados do que as metodologias-padrão. Propõe-se a criação de um modelo de gestão sustentável, baseado na combinação de ferramentas a desenvolver, que permitirá a otimização e poupança de recursos nas fases de amostragem e análise, fornecendo informação importante em tempo real para a tomada de decisão com vista ao acompanhamento e gestão da poluição. O instrumento tem ampla aplicabilidade na deteção de contaminação por metais, permitindo a transferência de tecnologia para diferentes áreas geográficas e para outros cenários de contaminação por metais, como aterros sanitários e explorações agrícolas. O retorno ambiental, social e económico para a região resulta da incorporação de novas estratégias às rotinas atuais; redução e otimização de procedimentos e tempos de execução; economia de recursos; recuperação do local contaminado; equilíbrio dos ecossistemas; retorno para empresas; redução da pegada ambiental; promover a sustentabilidade social, ambiental e económica da região. Este trabalho é apoiado pelo Programa Promove da Fundação “la Caixa”, em parceria com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do projeto INCOME – Inputs para uma região mais sustentável: Instrumentos para a gestão de zonas contaminadas por metais, PD23-00013.
URI: https://www.alegg2024.uevora.pt/assets/img/Livro_resumos.pdf
http://hdl.handle.net/10174/38758
Type: lecture
Appears in Collections:CREATE - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Oliveira_et_al_2024_ALEGG_2024_Abstract.pdf171.34 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois