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http://hdl.handle.net/10174/38465
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Title: | Vivência do corpo, vinculação e sintomas somáticos dos estudantes universitários |
Authors: | Genésio, Daniela dos Santos |
Advisors: | Moutinho, Guida Filipa Veiga Carapeto, Maria João Serrano |
Keywords: | Consciência interocetiva Corpo Estudantes universitários Sintomas somáticos Vinculação Interoceptive awareness Body University students Somatic symptoms Attachment |
Issue Date: | 9-Apr-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Objetivos: Examinar as diferenças de género na vivência do corpo, vinculação, e sintomas
somáticos dos estudantes universitários, sua relação com a idade e a associação dos sintomas
somáticos com a vivência do corpo e a vinculação.
Método: Este estudo teve como participantes 298 estudantes universitários, com idades
compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que preencheram questionários de autorrelato sobre
problemas de sintomas somáticos, vivência do corpo (consciência interocetiva, dissociação
corporal) e vinculação.
Resultados: O género feminino apresentou níveis mais elevados em dimensões da consciência
interocetiva e sintomas somáticos. Já o género masculino apresenta níveis superiores na
vinculação insegura. Os sintomas somáticos associam-se com a maioria das dimensões da
consciência interocetiva, dissociação corporal e vinculação.
Conclusões: As dimensões da vivência do corpo, sendo elas a consciência interocetiva e a
dissociação corporal, e a vinculação estão significativamente associadas aos sintomas
somáticos em estudantes universitários. São ainda salientadas algumas perspetivas para a
implementação de intervenção psicomotora na promoção da saúde mental dos estudantes
universitários - Body experience, attachment and mental health of university students -
Abstract:
Objectives: To examine gender differences in body experience, attachment, and mental health
among university students, as well as their relationship with age and the year of study in higher
education courses. Additionally, to examine the relationship between body experience,
attachment, and mental health in university students.
Method: The participants of this study were 298 university students, aged between 18 and 30
years, who completed a self-report questionnaire on mental health (i.e., somatic symptom
problems), body experience (interoceptive awareness, body dissociation), and attachment.
Results: Somatic symptoms and attachment were associated with most dimensions of
interoceptive awareness and body dissociation. Females showed higher levels in dimensions of
interoceptive awareness and somatic symptoms, while males displayed higher levels of insecure
attachment.
Conclusions: The dimensions of body experience, namely interoceptive awareness and body
dissociation, and attachment were significantly associated with somatic symptoms in university
students. Some perspectives for the implementation of psychomotor intervention in the
promotion of mental health of university students are also highlighted. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38465 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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