Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37768

Title: Esports no contexto universitário de Portugal: caraterização dos gamers estudantes do ensino superior
Authors: Mendes, Gonçalo Alexandre Aguiar
Advisors: Teixeira, Mário Coelho
Afonso, Anabela Cristina Cavaco Ferreira
García-Fernández, Jerónimo
Keywords: Desporto Eletrónico
Desporto Universitário
Gaming
Videojogos
Electronic Sports
University Sports
Gaming
Videogames
Issue Date: 16-Dec-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O desporto eletrónico em Portugal constitui um panorama subdesenvolvido e pouco cientificamente explorado. Apesar de nos últimos anos terem ocorrido iniciativas que vieram dar alento à presença do esports no desporto universitário do país, este aparenta ser limitado na sua oferta comparativamente ao cenário global, e com uma provável margem de evolução. O objetivo principal desta dissertação passa por caraterizar os gamers estudantes do ensino superior de Portugal, tendo em conta os seus hábitos e interesses no gaming, particularmente na vertente competitiva do mesmo - o esports. Isto, no sentido de mapear a cultura vigente e possibilitar uma aproximação da oferta do desporto eletrónico universitário à procura atual. O universo desta investigação é constituído por 1073 estudantes, que jogam videojogos regularmente (pelo menos uma vez por semana), de 30 instituições de ensino superior público de Portugal no ano letivo de 2023/2024. Seguindo uma abordagem quantitativa, os dados foram recolhidos entre abril e junho de 2024 através da aplicação de um inquérito por questionário, e posteriormente analisados com técnicas estatísticas de natureza descritiva e inferencial. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos gamers estudantes tem interesse em disputar competições de desporto eletrónico no ensino superior, com maior preponderância dos masculinos, e que quanto maior for a envolvência com o gaming, maior é esse interesse. Foram identificadas noventa modalidades de oito géneros diferentes, incluindo videojogos mobile, que os mesmos pretendem competir. Concluiu-se que os programas atuais do esports universitário de Portugal incluem as modalidades de maior interesse, embora exista um considerável potencial na procura para diversificar e/ou alargar a oferta; - University Esports in Portugal: characterization of higher education gamer students ABSTRACT: Esports in Portugal represent an underdeveloped landscape and one that has been scarcely explored scientifically. Despite initiatives in recent years that have boosted the presence of university esports across the country, the current offering appears to be limited compared to the global scene, with a likely potential for growth. The main objective of this dissertation is to characterize higher education students in Portugal who are gamers, considering their gaming habits and interests, particularly in the competitive aspect—esports. This aims to map the prevailing culture and enable a closer alignment between the university esports offering and current demand. The research universe consists of 1073 students who regularly play video games (at least once a week) from 30 public higher education institutions in Portugal during the 2023/2024 academic year. Following a quantitative approach, data was collected between April and June 2024 through a questionnaire survey and subsequently analyzed using descriptive and inferential statistical techniques. The results show that the majority of gamer students are interested in participating in esports competitions within higher education, with a higher prevalence among males, and that the greater the involvement in gaming, the greater this interest. Ninety different games across eight genres, including mobile games, were identified as ones they would like to compete in. It was concluded that current university esports programs in Portugal include the most popular games, although there is considerable potential in demand to diversify and/or expand the offering.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37768
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Direcao_e_Gestao_Desportiva-Goncalo_Alexandre_Aguiar_Mendes.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois