Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37644
|
Title: | Análise dos conteúdos de Língua (Gramática) nos programas e Manuais de Língua Portuguesa do Ensino Primário angolano |
Authors: | Silva, Ana Alexandra |
Keywords: | Currículo Ensino Primário Gramática Língua Portuguesa Manuais escolares |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Editorial Universidad de Granada |
Abstract: | A maioria da população angolana comunica através de uma língua que não é o Português Europeu Padrão (PEP). As interferências das L1, geralmente línguas de origem bantu, são evidentes no discurso da grande maioria dosangolanos. As políticas educativas (ou o seu planeamento), que têm sido gizadas para este país multilingue, não parecem satisfazer as reais necessidades sociolinguísticas e comunicativas da população.A nossa investigação é um estudo de natureza exploratória, uma vez que visa fazer o levantamento dos conteúdos gramaticais presentes nos programas de LP, confrontando com o que se encontranos manuais de LP utilizados no ensino primário na República de Angola. A análise e confronto entre os exercícios (e respetivas explicações) presentes nos manuais e as diretrizes nos programas serão de matriz interpretativa. Pretende-se fazer uma leitura dos conteúdos gramaticais nos programas de língua portuguesa, de forma a verificar se estes se encontram espelhados nos manuais, mas também aferir se o nível de proficiência dos alunos é adequado ao conteúdo gramatical em causa. |
URI: | https://revistaseug.ugr.es/index.php/dedica/article/view/29867 http://hdl.handle.net/10174/37644 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CEL - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|