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http://hdl.handle.net/10174/37621
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Title: | Impacto das normas sociais nos valores, normas pessoais e atitudes e nos comportamentos pro-ambientais das crianças do 6º ano de escolaridade |
Authors: | Barreto, Raquel Sofia Margarido Ayres |
Advisors: | Bernardo, Fátima |
Keywords: | Normas sociais Teoria VCN Comportamentos pró-ambientais Atitudes de preservação e utilização Social norms Priming VBN theory Pro-environmental behaviours Preservation attitudes, and usage |
Issue Date: | 29-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo analisou a influência das normas sociais e contextuais (eco-escolas) no desenvolvimento de comportamentos pró-ambientais (CPA) em crianças, utilizando o modelo dos Valores, Crenças e Normas. A investigação quantitativa transversal, com 217 alunos do sexto ano das escolas públicas em Évora, mostrou que as normas sociais explicam significativamente a variação nas normas pessoais e no CPA, num modelo ajustado pela Análise Fatorial Exploratória. Foram também estudadas variáveis moderadoras. A pertença às eco-escolas revelou que esta não funciona com norma social da escola, nem tem um impacto significativo no modelo. A pertença a grupos ambientais aumenta a influência das atitudes de preservação no CPA. O sexo modera a relação entre normas sociais e CPA, destacando diferenças comportamentais entre sexos. Estes resultados sublinham a importância de intervenções e políticas educativas que reforcem normas sociais, com enfoque integrado e multidimensional, promovendo comportamentos ambientais sustentáveis; Impact of social norms on values, personal norms, attitudes, and pro-environmental behaviours of 6th grade children
Abstract:
This study examined the influence of social norms and contextual (eco-schools) on the development of pro-environmental behaviours (PEB) in children, using the Values, Beliefs, and Norms model. The cross-sectional quantitative research, involving 217 sixth-grade students from public schools in Évora, showed that social norms significantly explain the variation in personal norms and PEB in a model adjusted by Exploratory Factor Analysis. Moderating variables were also studied. The results indicated that attending eco-schools does not function as a social norm within the school and does not have a significant impact on the model. Membership in environmental groups increases the influence of preservation attitudes on PEB. Gender moderates the relationship between social norms and PEB, highlighting behavioural differences between sexes. These findings underscore the importance of educational interventions and policies that reinforce social norms with an integrated and comprehensive approach to promote sustainable environmental behaviours. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37621 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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