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http://hdl.handle.net/10174/37606
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Title: | Percepções e práticas de ensino e de avaliação em escolas públicas do estado do Amapá: Interfaces com a avaliação externa |
Authors: | Livramento, Solange Pereira do |
Advisors: | Cid, Marília |
Keywords: | Ensino Avaliação Pedagógica Avaliação Externa Gestão Escolar Educação Básica Teaching Pedagogical Assessment External Assessment School management Basic education |
Issue Date: | 28-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente tese, elaborada no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, resulta de uma investigação sobre as práticas letivas e sua interface com a avaliação externa no ensino básico brasileiro. O estudo teve como objetivo analisar as percepções e as práticas de ensino e de avaliação pedagógica desenvolvidas por professores do 5.º ano do Ensino Fundamental, investigando as relações existentes entre estas práticas com as avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Além disso, buscou identificar as percepções dos gestores escolares sobre a relação entre as práticas letivas e a avaliação externa, bem como o uso dos resultados dessas avaliações na gestão escolar. A metodologia adotada se centrou no paradigma interpretativo, numa abordagem qualitativa, mediante design metodológico baseado em um estudo de caso coletivo, recorrendo a observações de aulas regulares, análise documental e entrevistas realizadas com professores e gestores escolares. O estudo apoiou-se em três objetos fundamentais: o ensino, a avaliação pedagógica e a avaliação externa, sendo os dois primeiros considerados a priori, e o terceiro objeto, a avaliação externa, considerado uma categoria emergente da própria investigação, onde cada objeto conta com suas respectivas dimensões de análise. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas na cidade de Macapá, no Estado do Amapá, na região da Amazônia Legal. Estas escolas constituíram o estudo de caso coletivo. Os resultados revelaram que alguns profissionais desconheciam as avaliações externas do SAEB, o que levou à ausência de impacto dessas avaliações em suas práticas de ensino e de avaliação pedagógica e na gestão em duas das escolas estudadas. Por outro lado, observou-se a influência direta das avaliações externas em práticas de ensino e de avaliação de outros professores, além de ações específicas implementadas por um dos gestores escolares; - PERCEPTIONS AND TEACHING AND ASSESSMENT PRACTICES IN PUBLIC SCHOOLS IN THE STATE OF AMAPÁ: INTERFACES WITH EXTERNAL ASSESSMENT
ABSTRACT:
This thesis, prepared within the scope of the Doctoral Program in Educational Sciences, is the result of an investigation into teaching practices and their interface with external evaluation in Brazilian basic education. The study intended to analyze the perceptions and practices of teaching and pedagogical assessment developed by teachers in the 5th year of Elementary School, analyzing the relationships between these practices and the external assessments of the Basic Education Assessment System (SAEB). It also aimed to identify the perceptions of school managers about the relationship between teaching practices and external evaluation, as well as the use of the results of these evaluations by school management. The research methodology focused on the interpretative paradigm, in a qualitative approach, through the methodological design of a collective case study, using observations of regular classes, documentary analysis and interviews carried out with teachers and school managers. The study was based on three fundamental objects: teaching, pedagogical evaluation and external evaluation, the first two being considered a priori, and the third object, external evaluation, considered an emerging category of the investigation itself, where each object counts with their respective analysis dimensions. The research was carried out in three public schools in the city of Macapá, in the State of Amapá, which is part of one of the 27 States that form the Federative Republic of Brazil, in the Legal Amazon region. These schools constituted the collective case study. The results of the investigation reveal that some professionals were not aware of SAEB's external assessments and that, therefore, there was no effect of these on their teaching and pedagogical assessment practices. On the other hand, it was possible to identify the direct influence of external evaluations on the teaching practices and internal evaluation of some teachers and on the actions developed by some school managers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37606 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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