Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37556

Title: Avaliação da Agência (Agency) em trabalhadores: construção e propriedades psicométricas de um instrumento de mensuração
Authors: Gai, Maria Júlia
Advisors: Cruz, Roberto Moraes
Viseu, João
Keywords: Agência Pessoal
Psicometria
Escala
Trabalhadores
Autoeficácia
Issue Date: 2-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina
Citation: Gai, M. (2024, abril). Avaliação da agência em trabalhadores: Construção e validação de um instrumento de mensuração. Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. (Doutoramento em Psicologia)
Abstract: Agência (agency) se refere à capacidade humana de influenciar o funcionamento e o curso dos eventos da vida por meio do estabelecimento de metas pessoais e previsão dos resultados prováveis de ações futuras. Nessa direção, a agência pessoal acentua a autonomia e orienta a tomada de decisões sobre a própria vida, bem como a busca por alcançar objetivos previamente definidos. Ainda que esse construto seja amplamente discutido, há indefinições teóricas e desafios quanto as estratégias metodológicas para investigação do construto, especialmente para a mensuração do fenômeno. O objetivo desse trabalho foi buscar evidências de validade de um instrumento para mensuração da agência pessoal em trabalhadores. A fim de discutir as perspectivas teóricas dos estudos sobre agency, executou-se uma revisão integrativa de literatura, em que foram identificadas as principais perspectivas teóricas e metodológicas sobre a agência e seus fatores associados. Além disso, realizou-se uma análise das propriedades psicométricas de instrumentos de mensuração da agência por meio de uma revisão sistemática da literatura especializada. Ambos os estudos revisionais orientaram a construção de um instrumento de avaliação da agência a ser testado empiricamente. Para isso, o instrumento passou por análise fatorial exploratória, que contou com a participação de 505 trabalhadores, em que se obteve evidências iniciais de validade de estrutura interna. A análise fatorial confirmatória foi realizada a partir dos dados de 1.187 trabalhadores responderam ao instrumento, a qual possibilitou a delimitação dos fatores do instrumento, que são: autoeficácia, locus de controle interno, planejamento, capacidade de resolução de problemas e capacidade de tomada de decisão. A partir disso, também se buscou a verificação de evidências de validade convergente - por meio da Nova Escala Geral de Autoeficácia – e divergente – com o uso da Escala Beck de Desesperança. Para isso, executou-se uma modelagem de equações estruturais baseado em variâncias com os dados de 1.187 trabalhadores. A partir disso, evidenciou-se a validade de conteúdo, semântica, de estrutura interna, convergente e divergente do instrumento para mensuração da agência construído nessa pesquisa, atendendo ao objetivo geral proposto. O instrumento pode ser utilizado por outros pesquisadores e profissionais para o aperfeiçoamento dos estudos de agência pessoal, bem como para embasar intervenções e investigações na área clínica e do trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37556
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:PSI - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria_Julia_Tese_11.06.2024_signed.pdf6.02 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois