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http://hdl.handle.net/10174/37528
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Title: | Motivação e satisfação dos colaboradores na hotelaria portuguesa - Estudo comparativo nos períodos pré, durante e pós pandemia |
Authors: | Nunes, Sandra Isabel Antunes |
Advisors: | Saraiva, Maria Margarida Serra Marques Martins de Moura |
Keywords: | Gestão de recursos humanos Hotelaria Pandemia COVID-19 Motivação Satisfação Human resource management Hospitality COVID-19 Pandemic Motivation Satisfaction |
Issue Date: | 4-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A hotelaria, sendo uma componente essencial do setor do turismo e, como prestador
de serviços, os recursos humanos são um elemento fundamental.
Até ao início da pandemia, tanto o turismo em geral como o setor hoteleiro em
particular encontravam-se em crescimento, sendo bastante relevantes na economia. Isto
gerou desafios no que diz respeito à Gestão de Recursos Humanos. Para avaliar os seus
impactos, foi definido como objetivo de estudo averiguar a motivação e satisfação dos
colaboradores no setor hoteleiro português, antes, durante e após a pandemia de COVID-19.
Este estudo englobou dados quantitativos e qualitativos. O questionário foi divulgado
por email, tendo como destinatários os profissionais do setor hoteleiro em Portugal.
Esta investigação mostrou que tanto a motivação como a satisfação, sofreram um
decréscimo no contexto de durante a pandemia face ao de Pré-Pandemia. Mas, também
sofreram um posterior aumento no de Pós-Pandemia face aos dois anteriores; - Motivation and Satisfaction of Employees in the Portuguese Hotel Industry –
Comparative Study in the pre, during and post pandemic periods
ABSTRACT:
The hotel industry, being an essential component of the tourism sector and considered
as a service provider, human resources are a fundamental element.
Until the start of the pandemic, both tourism in general and the hotel sector in
particular were growing, being quite relevant in the economy. This generated challenges with
regard to Human Resources Management. To evaluate its impacts, the study objective was
defined as investigating the motivation and satisfaction of employees in the Portuguese hotel
sector, before, during and after the COVID-19 pandemic.
This study included quantitative and qualitative data. The questionnaire was released
by email, with professionals in the hotel sector in Portugal as receivers. This research showed
that both motivation and satisfaction suffered a decrease in the context of during the
pandemic compared to the Pre-Pandemic. But, they also suffered a subsequent increase in the
Post-Pandemic compared to the previous two. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37528 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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