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Title: Motivação e satisfação dos colaboradores na hotelaria portuguesa - Estudo comparativo nos períodos pré, durante e pós pandemia
Authors: Nunes, Sandra Isabel Antunes
Advisors: Saraiva, Maria Margarida Serra Marques Martins de Moura
Keywords: Gestão de recursos humanos
Hotelaria
Pandemia COVID-19
Motivação
Satisfação
Human resource management
Hospitality
COVID-19 Pandemic
Motivation
Satisfaction
Issue Date: 4-Oct-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A hotelaria, sendo uma componente essencial do setor do turismo e, como prestador de serviços, os recursos humanos são um elemento fundamental. Até ao início da pandemia, tanto o turismo em geral como o setor hoteleiro em particular encontravam-se em crescimento, sendo bastante relevantes na economia. Isto gerou desafios no que diz respeito à Gestão de Recursos Humanos. Para avaliar os seus impactos, foi definido como objetivo de estudo averiguar a motivação e satisfação dos colaboradores no setor hoteleiro português, antes, durante e após a pandemia de COVID-19. Este estudo englobou dados quantitativos e qualitativos. O questionário foi divulgado por email, tendo como destinatários os profissionais do setor hoteleiro em Portugal. Esta investigação mostrou que tanto a motivação como a satisfação, sofreram um decréscimo no contexto de durante a pandemia face ao de Pré-Pandemia. Mas, também sofreram um posterior aumento no de Pós-Pandemia face aos dois anteriores; - Motivation and Satisfaction of Employees in the Portuguese Hotel Industry – Comparative Study in the pre, during and post pandemic periods ABSTRACT: The hotel industry, being an essential component of the tourism sector and considered as a service provider, human resources are a fundamental element. Until the start of the pandemic, both tourism in general and the hotel sector in particular were growing, being quite relevant in the economy. This generated challenges with regard to Human Resources Management. To evaluate its impacts, the study objective was defined as investigating the motivation and satisfaction of employees in the Portuguese hotel sector, before, during and after the COVID-19 pandemic. This study included quantitative and qualitative data. The questionnaire was released by email, with professionals in the hotel sector in Portugal as receivers. This research showed that both motivation and satisfaction suffered a decrease in the context of during the pandemic compared to the Pre-Pandemic. But, they also suffered a subsequent increase in the Post-Pandemic compared to the previous two.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37528
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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