Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37259

Title: Avaliação da eficácia do programa Vespa Vespalina – Uma Fábula de Mindfulness no desenvolvimento de comportamentos pro sociais em crianças
Authors: Agostinho, Cristiana dos Santos
Advisors: Pereira, Anabela Maria Sousa
Magalhães, Cátia Clara Ávila
Keywords: Mindfulness
Comportamentos Pró sociais
Empatia
Parentalidade Consciente
Mindfulness
Prosocial behaviourg
Empathy
Conscious Parenting
Issue Date: 24-Jul-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação tem como principal objetivo adaptar, aplicar e avaliar o programa de intervenção baseado em mindfulness para crianças em idade escolar: Vespa Vespalina – Uma fábula de mindfulness. Pretende, especificamente, estudar o impacto deste programa no desenvolvimento de comportamentos pró sociais nas crianças e avaliar a existência de comportamentos de Parentalidade Consciente nos pais das crianças envolvidas no estudo. Desta investigação fazem parte duas amostras: uma de crianças e outra de pais. A amostra das crianças é constituída por 45 elementos com idades compreendidas entre os 09 e os 11 anos de idade, a frequentar o 4º ano de escolaridade de um agrupamento de escolas da zona centro e a amostra dos pais é constituída por 38 elementos (pai/mãe) com idades compreendidas entre os 32 e os 50 anos de idade. Recorreu-se ao preenchimento de quatro instrumentos de avaliação: Questionário de Dados sociodemográficos – versão para crianças e Questionário de Dados Sociodemográficos – versão para pais, Questionário de Empatia para Crianças e Jovens e Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade. Os resultados obtidos mostraram-se promissores quanto à adesão ao programa e com ligeiras melhorias de resultados ainda que não tenham sido considerados estatisticamente significativos. A prática de mindfulness tem-se tornado mundialmente popular em diversas áreas, onde se insere o setor da educação que tem mostrado aproveitar as vantagens desta técnica. Muitas escolas portuguesas estão já a adotar a prática de mindfulness como parte da sua abordagem educacional e os resultados de investigação têm-se mostrado promissores; Evaluation of the effectiveness of Vespa Vespalina – Uma fábula de mindfulness program on the development of prosocial behaviour in children Abstract: The main goal of this investigation is to adapt, apply and evaluate the mindfulness-based intervention program for school-age children: Vespa Vespalina – Uma fábula de mindfulness. It specifically aims to study the impact of this program on the development of prosocial behaviours in children and evaluate the existence of Conscious Parenting behaviours in parents. This investigation includes two samples: one of children and one of parents. The children’s sample is composed of 45 elements aged between 9 and 11 years old, attending the 4th grade in a group of schools in the centre of Portugal and the parent’s sample is composed of 38 elements (father/mother) aged between 32 and 50 years old. Four assessment questionnaires were completed: socio-demographic questionnaire – children´s version and socio-demographic questionnaire – parent’s version, Empathy Questionnaire for Children and Adolescents and Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale. The obtained results were promising in terms of adherence to the program and with slight improvements in results, although they were not considered statistically significant. The practice of mindfulness has become popular worldwide in several areas, including in education, which has shown to take advantage of this technique. Many Portuguese schools are already adopting the practice of mindfulness as part of their educational approach and research results are promising.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37259
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicologia_Clinica-Cristiana_dos_Santos_Agostinho.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois