| 
        
            | Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36920 |  
 
| Title: | O contributo do Projeto IngloRobótica no desenvolvimento do pensamento computacional: Um estudo de caso no contexto do 1.o ano de escolaridade. |  | Authors: | Oliveira, Maria João Cruz, Elisabete
 |  | Editors: | Osório, J.A. Gomes, M.J.
 Ramos, A.
 Valente, A.L.
 |  | Keywords: | Pensamento Computacional 1.º ano de escolaridade
 Robótica Educativa
 Computação desligada
 TechCheck1
 |  | Issue Date: | 2024 |  | Publisher: | Universidade do Minho. Centro de Competência |  | Abstract: | Este artigo apresenta uma investigação de cariz exploratório que visa compreender como é que os processos de aprendizagem estruturados e intencionalmente orientados para o desenvolvimento do Pensamento Computacional são vividos e avaliados por alunos e professores, no âmbito do projeto Inglorobótica. Desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa, contemplando uma vertente de intervenção pedagógica com a duração de 12 semanas, desenvolvida no contexto de uma turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contou com a participação de 19 alunos, o professor titular e o professor de inglês. O processo de recolha de dados utilizou: um formulário para caracterização da turma; um teste para aferir o nível de desenvolvimento do Pensamento Computacional, o TechCheck1; um diário de turma; um diário de bordo e inquéritos por entrevista. O processo de tratamento de dados recorreu a técnicas de análise de conteúdo e à estatística descritiva e comparativa. Os resultados globais deste estudo evidenciam que o projeto Inglorobótica contribuiu para o desenvolvimento integrado das competências consideradas nos vários domínios do Pensamento Computacional. Tanto os professores como os alunos destacam a importância da "robótica educativa", da “computação desligada” e simultaneamente da "robótica educativa e computação desligada" para impulsionar o desenvolvimento do Pensamento Computacional em contexto escolar, destacando-se o potencial destas estratégias para promover a criatividade e imaginação, assim como a profundidade de conhecimentos construídos pelos alunos. Os resultados também evidenciam a eficácia da intervenção na promoção de algumas das competências transversais, em articulação com o desenvolvimento de conhecimentos de determinadas áreas curriculares, com destaque para a Matemática. Como pontos fortes, destaca-se o trabalho colaborativo entre docentes, a diversificação de estratégias e o potencial de transferência das abordagens pedagógicas implementadas. |  | URI: | http://hdl.handle.net/10174/36920 |  | ISBN: | 978-989-53-9591-0 |  | Type: | article |  | Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings 
 |  
 
    
     
    
 Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.   |