Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36663

Title: Adaptation of the professional training of physiotherapists in function of the technological impact in their clinical practice: formative realities in the Iberian Peninsula
Authors: Siqueira, Tarciano Batista e
Advisors: Parraça, José Alberto Frade Martins
Sousa, João Paulo Brites de
Keywords: Physiotherapy
Technologies
Rehabilitation
Clinical skills
Curriculum Development
Higher education
Fisioterapia
Tecnologias
Reabilitação
Habilidades Clínicas
Desenvolvimento de Curricular
Ensino superior
Issue Date: 22-Mar-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Fisioterapia, Tecnologias, Reabilitação, Habilidades Clínicas, Desenvolvimento de Curricular, Ensino superior; - RESUMO: Adaptação da Formação Profissional de Fisioterapeutas em Função do Impacto Tecnológico na Prática Clínica: Realidades Formativas na Península Ibérica. Objectivo: O objetivo desta tese foi compreender de que modo está a ser interpretada e adaptada a formação profissional do fisioterapeuta em função do impacto tecnológico na prática clínica, identificando quais serão as necessidades de adaptação curricular da fisioterapia relativas ao avanço tecnológico na prática desse profissional a partir da análise de realidades formativas na Península Ibérica. Métodos: Esse trabalho é constituido por quatro estudos princiapais. Os dois estudos iniciais compõema fundamentação teórica e foram orientados pela declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses PRISMA. Na sequência um estudo observacional de caráter multimetódológico, que analisa a estrutura de formação de fisioterapeutas em Instituições de Ensino Superior(IES)na Península Ibérica. Por fim um estudo que integra alunos finalistas de fisioterapia em uma abordagem Delphi. Resultados:O primeiro estudo de revisão sistemáticas indicou evidencias das tecnologias que se apresentameficientes na prática de reabilitação exercida pelos fisioterapeutas. A segunda revisão aborda métodos inovadores de ensino capazes de intermediar o aprendizado de novas habilidades na formação de fisioterapeutas contemporâneos. Um total de 4 IES acolheram a pesquisa in loco para observação direta de suas estruturas formativa. Nas abordagens Delphi obtivemos a participação de 62 alunos finalistas e 31professores e pesquisadores de fisioterapia representando os expertos da formação, nas IES envolvidas. Conclusão:O conjunto de estudos traz a luz novas perspectivas de inovação do currículo de fisioterapia nas IES com essa formação, pontuando aspectos que podem contribuir para educação formativa de qualidade e desenvolvimento de competências clínicas que facilitem à integração do profissional em formação em ambientes que usam a tecnologia para promover saúde de qualidade na reabilitação física de pacientes que necessitam dessa atenção.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36663
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Motricidade_Humana-Tarciano_Batista_e_Siqueira.pdf4.26 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois